29/06/2022 às 19:19

Licença ambiental beneficia 10 mil moradores do Vale do Amanhecer

Emissão da Licença de Instalação Corretiva (LIC) pelo Brasília Ambiental garante segurança para a comunidade e permite o prosseguimento de ações de implantação de infraestrutura

Por Agência Brasília* | Edição: Rosualdo Rodrigues

O Instituto Brasília Ambiental, por meio de sua Superintendência de Licenciamento Ambiental, expediu Licença de Instalação Corretiva (LIC) para a Área de Regularização de Interesse Social (Aris) Vale do Amanhecer, em Planaltina. A medida beneficia cerca de 10 mil habitantes locais, que se distribuem por 2.818 lotes.

A licença era muito aguardada pelos moradores da Aris. “A iniciativa é importante, sobretudo, porque essa regularização vai ao encontro de anseios antigos da população local”, ressalta o superintendente de licenciamento do Instituto, Alisson Neves.

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”direita”]

O superintendente destaca que a emissão da licença, com todo rigor técnico aplicado, garante segurança para os moradores e permite o prosseguimento das ações de implantação de infraestrutura e recuperação ambiental, além das estratégias de realocação em caso de riscos à população.

A concessão da LIC busca reparar e controlar danos oriundos do longo processo de ocupação informal, proporcionando melhores condições ambientais e urbanísticas para o parcelamento.

A Aris Vale do Amanhecer fica a 50 km do Plano Piloto de Brasília. Ocupa uma área de 200 hectares e seu acesso se dá pela DF-130. A localidade começou a se consolidar ainda na década de 1960, mas encontra-se na estratégia de regularização do DF desde 2009.

*Com informações do Instituto Brasília Ambiental