30/06/2022 às 20:16, atualizado em 30/06/2022 às 20:31

Gratificação como incentivo para médicos temporários

Novo concurso para contratação de mais 70 profissionais de cinco especialidades deve sair no próximo semestre

Por Agência Brasília* | Edição: Saulo Moreno

O Governo do Distrito Federal (GDF) vai oferecer gratificação de 25% sobre os vencimentos para 251 médicos temporários. O benefício será pago aos profissionais, de todas as especialidades, para tornar o ingresso no serviço público um pouco mais atraente. Segundo a secretária de Saúde, Lucilene Florêncio, a intenção é incentivar esses servidores a se manterem nos quadros da rede pública de saúde.

Benefício vai incentivar médicos a se manterem nos quadros da rede pública de saúde | Foto: Tony Winston / Agência Saúde-DF

“Esse profissional não tem vínculo com o governo. Assim, quando encontra um emprego em que pode receber mais, é normal que saia daquele serviço. Estamos criando condições para que o cargo público de médico temporário seja também competitivo e, dessa forma, fortalecer a rede”, afirma a secretária.

Para o subsecretário de Gestão de Pessoas, Evillásio Ramos, a gratificação também terá a função de estimular os profissionais aprovados em concurso de temporário a priorizarem as nomeações nesses certames. “Tem acontecido muito de elaborar edital para 100 vagas; os profissionais serem aprovados, mas, no final, nem mesmo um terço se apresenta para tomar posse”, explica.

Para ele, a gratificação é uma forma de atrair também mais candidatos. “Já que percebemos que a principal causa do desinteresse é a defasada remuneração oferecida em comparação àquela paga aos servidores de carreira e às praticadas no mercado de trabalho”, acrescenta Ramos.

O Projeto de Lei nº 2873 de 2022 – de autoria do Executivo – autorizando as gratificações foi aprovado na sessão ordinária de quarta-feira (29) na Câmara Legislativa do Distrito Federal.

Concurso para temporários

A Secretaria de Saúde prepara novo edital de concurso para a contratação temporária de mais 70 médicos, sendo 30 da família e comunidade com 40 horas de serviço.

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”direita”]

As 40 vagas restantes serão divididas por quatro especialidades: dez para anestesia, dez para neonatologia, dez para pediatria e mais dez para psiquiatria. Esses profissionais terão carga horária de 20 horas semanais. O concurso ainda está sendo elaborado internamente, mas a previsão é de que a prova ocorra no segundo semestre deste ano.

Profissionais efetivos

No último domingo (26), a Secretaria de Saúde também fez o concurso para a contratação de 230 médicos, 101 enfermeiros e 50 cirurgiões-dentistas. Da parte médica, são 47 especialidades para apresentar um reforço das equipes de trabalho. O edital teve 34 mil inscritos e, além da contratação, será feito o cadastro reserva.

*Com informações da Secretaria de Saúde do DF