30/06/2022 às 18:30

Servidores da limpeza urbana passarão a ter jornada de 40 horas

Mais de 200 funcionários efetivos do SLU poderão cumprir a nova carga horária e ampliar o atendimento do serviço no DF

Por Agência Brasília* | Edição: Rosualdo Rodrigues

Servidores efetivos de diversas áreas do Serviço de Limpeza Urbana (SLU) poderão trabalhar 40 horas semanais a partir de julho. A Instrução Normativa nº 13, de 29 de junho, foi publicada nesta quinta-feira (30) no Diário Oficial do Distrito Federal (DODF) e tornou pública a concessão do novo regime de trabalho. Ao todo, 231 servidores de carreira do SLU poderão fazer as 40 horas.

O regime de 40 horas vai fortalecer os serviços prestados com maior disponibilidade dos servidores | Fotos: Divulgação/SLU

Via de regra, o regime de trabalho de servidores efetivos no Distrito Federal é de 30 horas por semana. No entanto, a concessão vai ao encontro do que preconiza a Lei Complementar nº 840, que permite que, no interesse da administração pública e mediante anuência do servidor, esse regime seja ampliado para 40 horas semanais, observada a proporcionalidade salarial.

Para o diretor-presidente do SLU, Silvio Vieira, as 40 horas vão fortalecer os serviços prestados com essa maior disponibilidade dos servidores. “É um ganho para quem passou décadas se dedicando à limpeza pública do Distrito Federal e está prestes a se aposentar. Também é um ganho para os novos servidores, pois terão mais tempo para se dedicar às suas atribuições. Mas o ganho maior é da população através dos resultados refletidos nos serviços prestados”, disse o presidente.

[Olho texto=”“Com as 40 horas, o regime de trabalho fica mais adequado e o servidor pode se dedicar mais tempo ao serviço com mais tranquilidade e segurança. Agradeço à diretoria do SLU por ouvir nossa demanda e proporcionar essa vitória”” assinatura=” Ivanilde Silva Santos, servidora do SLU” esquerda_direita_centro=”esquerda”]

O primeiro nome na lista de contemplados é o da servidora Ivanilde Silva Santos, atualmente lotada na Assessoria de Comunicação Social (Ascom). Prestes a completar 30 anos de SLU, Ivanilde já trabalhou em várias áreas, da parte operacional à fiscalização e da área administrativa à educação ambiental.

Ela lembra que a concessão das 40 horas é uma reivindicação antiga dos servidores efetivos e considera a decisão uma conquista. “Sinto-me muito honrada em poder participar dessa vitória após tantos anos de lutas de servidores, sindicato e associação. Vários colegas se aposentaram ou partiram para outro plano sem conseguir essas 40 horas”, recorda.

De acordo com Ivanilde, além da recomposição salarial, o novo regime de trabalho justifica-se pela possibilidade de aprimoramento dos serviços. “Essa ampliação atende tanto ao servidor quanto ao SLU. Com as 30 horas, muitas vezes o servidor, especialmente na ponta, precisava se dedicar mais tempo ao serviço e não podia ou aquele tempo tinha de ser compensado”, explica.

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”direita”]

“Com as 40 horas, o regime de trabalho fica mais adequado e o servidor pode se dedicar mais tempo ao serviço com mais tranquilidade e segurança. Agradeço à diretoria do SLU por ouvir nossa demanda e proporcionar essa vitória”, destaca a servidora.

A lista com o nome dos contemplados está disponível no DODF de hoje (30), páginas 50 a 56.

*Com informações do Serviço de Limpeza Urbana