04/07/2022 às 19:19

Faltam dois dias para o Varal do Frio distribuir cobertas e agasalhos

Campanha promovida pelo IgesDF vai colocar, nesta quarta-feira (6), peças arrecadadas à disposição para que os necessitados escolham o que vão usar

Por Agência Brasília* | Edição: Saulo Moreno

Nesta semana, os termômetros do Distrito Federal acusam a mínima de 11 graus. Temperatura baixa para quem mora nas ruas e não tem como se proteger do frio ou manter-se aquecido. Pensando nisso, o IgesDF está promovendo, até terça-feira (5), a campanha Varal do Frio, em que as pessoas podem doar cobertas e agasalhos que não usam mais.

Ao longo do período de coleta, o instituto colocou caixas identificadas com a marca da iniciativa onde podem ser deixadas doações nas unidades de saúde. Algumas delas não acumularam muitas peças porque pacientes e acompanhantes já retiraram parte dos itens doados para se aquecer.

Arte: Divulgação / IgesDF

Cada unidade organizará seu próprio varal com as peças que foram recebidas. Não haverá qualquer procedimento para que a pessoa recolha seu agasalho ou coberta, basta chegar e fazer a retirada. Orienta-se que cada interessado pegue apenas uma peça, para que mais pessoas possam contar com essa doação e se manter aquecidas.

Associação parceira

A Associação de Feirantes de Sobradinho contribuiu com uma caixa cheia de agasalhos novos, para adultos e crianças. A doação foi entregue na sede do IgesDF, localizada no Edifício PO 700.

“Anualmente os feirantes de Sobradinho fazem doação de agasalhos para quem precisa e, desta vez, convidei os comerciantes para contribuírem, porque a campanha do IgesDF me chamou muito a atenção. Estão de parabéns. Temos sempre que estender a mão a quem precisa. Muitos abrem o guarda roupa e têm vários casacos de frio. Não custa nada pegar um e doar a quem não tem”, disse a presidente da associação, Maria dos Remédios.

[Olho texto=”“Agradeço aos feirantes de Sobradinho e a todas as demais pessoas que ajudaram. Cada peça certamente vai fazer muita diferença na vida das pessoas que mais precisam”” assinatura=”Mariela Souza de Jesus, diretora-presidente do IgesDF” esquerda_direita_centro=”direita”]

A diretora-presidente do instituto, Mariela Souza de Jesus, ressaltou a gratidão por todas as contribuições recebidas. “Agradeço aos feirantes de Sobradinho e a todas as demais pessoas que ajudaram. Cada peça certamente vai fazer muita diferença na vida das pessoas que mais precisam”, disse.

Como ajudar

A campanha para arrecadar os donativos conta com o apoio tanto dos colaboradores do instituto quanto da população em geral. É importante doar as roupas em bom estado e já higienizadas, facilitando esse trabalho colaborativo.

Interessados em contribuir podem deixar as doações até esta terça-feira (5), nas caixas que estão identificadas no Hospital de Base do DF (HBDF), Hospital Regional de Santa Maria (HRSM) e nas 13 unidades de pronto atendimento (UPAs). No dia 6 de julho, os varais estarão montados nas unidades. Quem estiver precisando basta pegar a doação no varal.

*Com informações do IgesDF