04/07/2022 às 08:31, atualizado em 04/07/2022 às 09:04

Itapoã recebe quinta edição do Qualificultura até 8 de julho

São oferecidas 300 vagas gratuitas em três cursos. Projeto profissionalizou mais de 550 pessoas

Por Lúcio Flávio, da Agência Brasília | Edição: Carolina Lobo

Um mutirão de oportunidades. É o que representa o projeto Qualificultura, que até 8 de julho está no Itapoã oferecendo, gratuitamente, cursos de capacitação profissional para jovens e adultos nas áreas de Informática com ênfase em Redes Sociais, Gestão Empreendedora e Inovação Digital e Designer para Web.

Estão disponíveis ao público em geral 300 vagas, sendo 100 para cada especialização. As aulas serão realizadas de manhã e à tarde, em espaços montados dentro da administração da região administrativa. Cada participante vai ganhar um certificado ao final dos cursos.

São três cursos oferecidos, idealizados pela Associação Luta pela Vida, em parceria com a Secretaria de Cultura e Economia Criativa | Fotos: Lúcio Bernardo Jr/Agência Brasília

Um desses participantes é o jovem Adailton Silva, 20 anos, que ganha a vida como cabelereiro e viu a chance de aprender um pouco mais sobre o mundo cibernético se capacitando nas aulas de Gestão Empreendedora e Inovação Digital do Qualificultura.

Adailton Silva, que participa do Gestão Empreendedora e Inovação Digital do Qualificultura, diz: “Dificilmente eu teria como pagar um curso desses, que é bem caro”

“Sempre tive vontade de aprender mais sobre informática, porque é um conhecimento que quero usar quando tiver minha própria barbearia”, explica. “Se não tivesse essa iniciativa, dificilmente eu teria como pagar um curso desses, que é bem caro”, avalia.

Para a estudante de arquitetura Yone Trindade, 27 anos, participar do Qualificultura lhe dá oportunidade de ampliar os horizontes. “Acredito que vou poder agregar o que aprender ao meu curso de arquitetura”, diz ela, que está no décimo semestre.

Sopro de esperança

Idealizado pela organização social Associação Luta pela Vida, em parceria com a Secretaria de Cultura e Economia Criativa (Secec), o projeto Qualificultura é voltado aos jovens a partir de 15 anos e a adultos que desejam se profissionalizar na área de produção de eventos culturais com ênfase em economia criativa e inovação.

O objetivo é apoiar alunos que busquem estímulos por meio da convivência em grupos, debates, pesquisas, intercâmbio de informações, entre outras iniciativas de fomento da cultura e economia no DF. Até o momento, ao longo de quatro edições, mais de 550 participantes já foram capacitados em todo o Distrito Federal.

Pai da iniciativa, Kaká Sena destaca que o Qualificultura representa um sopro de esperança para pessoas em situação de vulnerabilidade social em todo o DF. “É uma grande satisfação ser o realizador desse projeto, só de ouvir palavras de agradecimento, o sorriso no rosto das pessoas já vale como recompensa”, comenta. “Trabalhamos com todas as faixas etárias e poder enriquecer os currículos dessas pessoas, preparando-as para o mercado de trabalho. Não tem valor estimado”, diz.

O administrador da RA, Marcus Cotrim, garante que apoiar e multiplicar ideias como o Qualificultura é uma forma de ajudar a aquecer o mercado da economia criativa no Itapoã

Para o administrador do Itapoã, Marcus Cotrim, apoiar e multiplicar ideias como essa é uma forma de ajudar a aquecer o mercado da economia criativa na cidade. “Não é a primeira vez que abraçamos projetos como esse, inclusive cedendo espaços para a realização dos cursos, como acontece agora”, explica.

“A aceitação das pessoas da nossa comunidade é grande e o impacto na vida delas é enorme, já que é uma forma de ajudá-las a se empregar, a entrar no mercado”, defende.

Itapoã recebe quinta edição do Qualificultura até 8 de julho