07/07/2022 às 10:11, atualizado em 08/07/2022 às 07:28

Recanto das Emas terá desvio no trânsito para desfile cívico nesta 6ª (8)

Evento integra as comemorações dos 29 anos da cidade. A concentração será às 8h30 no estacionamento da igreja São Gabriel, na Quadra 201 da região administrativa

Por Agência Brasília* | Edição: Claudio Fernandes

O trânsito para quem trafega pela Avenida Recanto das Emas será desviado na manhã desta sexta-feira (8), na altura da Quadra 102, nas proximidades da unidade básica de saúde (UBS) e do posto do Samu, no sentido de quem entra na cidade pela avenida principal. O desvio será motivado pela realização de um desfile cívico, que abre as comemorações do 29º aniversário do Recanto das Emas. A concentração será às 8h30, no estacionamento da igreja São Gabriel, na Quadra 201 da região administrativa.

O Recanto das Emas fica a cerca de 25 km do Plano Piloto e possui mais de 150 mil habitantes | Foto: Paulo H. Carvalho / Agência Brasília

Hoje com cerca de 150 mil habitantes, o Recanto das Emas foi fundado no dia 28 de julho de 1993 para abrigar pessoas que viviam de maneira irregular no Plano Piloto. Distante cerca de 25,8 km do Plano Piloto, a principal referência do lugar é o monumento das Emas.

A origem do nome da região tem pelo menos duas versões. A oficial é que ela herdou o prefixo de um sítio arqueológico próximo chamado Recanto, que foi combinado com o arbusto canela-de-ema, muito comum na área.

Moradores antigos dão outra versão. Eles dizem que uma grande quantidade de emas, aves típicas do cerrado, viviam nas proximidades. Com a urbanização, os animais teriam se tornado raros, e alguns deles foram levados para o Zoológico de Brasília para serem preservados.

*Com informações da Administração do Recanto das Emas