07/07/2022 às 17:54

Faixa de via é interditada para concretagem de estacas do novo viaduto

Trecho de 100 metros da EPNB, sentido Samambaia, ficará fechado ao trânsito por até sete dias. Das 225 estacas necessárias para concluir a fundação do viaduto do Riacho Fundo, 144 já foram concretadas

Por Hédio Ferreira Júnior, da Agência Brasília | Edição: Carolina Lobo

A partir das 9h30 desta sexta-feira (8), parte do acostamento e de uma das três faixas de rolamento da Estrada Parque Núcleo Bandeirante (EPNB), sentido Samambaia, será interditada para as obras de construção do viaduto do Riacho Fundo. O trecho fica entre a passarela e o balão do Corpo de Bombeiros e permanecerá fechado para a perfuração e concretagem das estacas de sustentação da plataforma.

Por sete dias, o Governo do Distrito Federal (GDF), por meio do Departamento de Estradas de Rodagem (DER-DF), fecha a passagem de aproximadamente 100 metros para perfuração do solo e injeção de concreto que dará sustentação ao pilar da laje do viaduto.

A previsão é de que a interdição ocorra até o dia 14. Após a liberação da faixa, o mesmo procedimento será feito na faixa da esquerda, de comprimento semelhante | Arte: Agência Brasília

Com isso, os motoristas que estiverem trafegando pelo lado direito da pista terão que mudar de faixa nesse trecho para só depois retornarem ao mesmo percurso. A interdição vai durar até sete dias. Na semana seguinte, após a liberação da faixa, o mesmo procedimento será feito na faixa da esquerda, de comprimento semelhante.

[Numeralha titulo_grande=”90 mil” texto=”motoristas serão beneficiados com a construção do viaduto, que colocará fim aos engarrafamentos diários na DF-075″ esquerda_direita_centro=”direita”]

“Isso exigirá a atenção redobrada dos motoristas, já que qualquer intervenção na pista impacta o tráfego de veículos, principalmente em horários de pico e maior circulação”, afirma a engenheira do DER-DF, executor do contrato, Sandra Santos.

Das 225 estacas necessárias para concluir a fundação do viaduto do Riacho Fundo, 144 já foram concretadas até agora. Após esta fase, serão construídos os pilares e a laje do elevado. O investimento na construção do complexo viário é de R$ 22,3 milhões.

A construção do viaduto deverá colocar fim aos engarrafamentos diários na DF-075, beneficiando cerca de 90 mil motoristas que trafegam diariamente pelo local, principalmente moradores do Riacho Fundo, de Samambaia, de Águas Claras, do Park Way, do Núcleo Bandeirante, de Taguatinga e de Arniqueira.