09/07/2022 às 18:36

Atendimento no Cras pode ser por demanda espontânea ou agendamento

Além disso, ações concentradas têm sido realizadas para agilizar o serviço. Neste sábado (9) foi a vez de Samambaia receber a força-tarefa

Por Agência Brasília* | Edição: Rosualdo Rodrigues

Cidadãos que buscam atendimento nos Centro de Referência de Assistência Social (Cras), da Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes), têm duas formas de fazê-lo. Além da demanda espontânea diretamente nos 29 Cras e nos sete postos do Na Hora do Distrito Federal, é possível fazer agendamento pelo 156, opção 1, ou pelo portal da secretaria, logo na página inicial, um campo vai encaminhá-lo para o agendamento.

O serviço mais procurado neste sábado (9) no Cras Samambaia foi o preenchimento e atualização do Cadastro Único | Fotos: Divulgação/Sedes-DF

E para garantir o atendimento ao público, a Sedes vem realizando ações concentradas aos sábados, nas diversas unidades. Desde que os Cras retomaram os atendimentos por demanda espontânea, sem a necessidade de agendamento prévio, já foram realizadas 12 dessas ações. “O objetivo principal é fortalecer o atendimento às famílias”, destaca a secretária de Desenvolvimento Social, Mayara Noronha Rocha.

Além da equipe da unidade, a ação agrega a equipe móvel no trabalho. Foi assim neste sábado, no Cras Samambaia. As equipes da Sedes agendaram 183 famílias para serem atendidas. O principal serviço foi o preenchimento e a atualização do Cadastro Único. Em alguns casos, foi encaminhada a solicitação de inclusão no Programa Prato Cheio.

“Eu estava precisando atualizar meus dados para poder solicitar o Benefício de Prestação Continuada (BPC). O próximo passo é ir ao INSS com a documentação solicitada”, conta o músico Celson Magalhães, de 66 anos, que viu a quantidade de apresentações ficarem comprometidas por conta da pandemia da covid-19.

Nirray Gomes, 40, estava com o Cadastro Único desatualizado, o que gerou problemas no recebimento de seu Auxílio Brasil. “Felizmente, consegui fazer esse procedimento e agora é aguardar o restabelecimento do benefício”, diz a trabalhadora autônoma.

*Com informações da Secretaria de Desenvolvimento Social do DF