14/07/2022 às 18:47

Locais de recolhimento de lixo verde e inservível no Sudoeste e Taguatinga

Nesta sexta-feira (15), as regiões terão atividades de retirada de materiais. A população pode solicitar ações semelhantes diretamente pelas administrações

Por Adriana Izel, da Agência Brasília | Edição: Carolina Lobo

Semanalmente, as regiões administrativas do Distrito Federal contam com ações de recolhimento de lixo verde e de inservíveis para manter as cidades limpas. Nesta sexta-feira (15), a iniciativa ocorrerá no Sudoeste e em Taguatinga.

Moradores podem aproveitar as ações de recolhimento de lixo verde e de inservíveis nesta sexta-feira (15) no Sudoeste e em Taguatinga | Foto: Divulgação

No Sudoeste, as coletas serão na CCSW 1 a 6 e nas avenidas, além da Octogonal. O trabalho teve início na última segunda-feira (11), sempre das 8h às 16h. O serviço consiste na retirada de lixo verde descartado pela região conhecida como Sudoeste Econômico. A ação conta com 30 caminhões e 14 pessoas, entre servidores da administração regional e os reeducandos da Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Seape).

“Esse é um trabalho feito diariamente pela administração para retirar restos de árvores e galhos que caíram… O lixo verde em geral”, explica o diretor de Obras da Administração do Sudoeste e Octogonal, Josmar Fernandes da Costa Júnior.

O diretor de Obras alerta que a população pode pedir o serviço diretamente pela administração. Também é possível solicitar pela Ouvidoria do Governo do Distrito Federal. “No caso de descarte de outros materiais, como lixo eletrônico, é possível levar até o ponto de coleta no Parque do Bosque”, completa Júnior.

[Olho texto=”“O cidadão, sabedor da irregularidade, pode entrar em contato com a Ouvidoria da Administração Regional de Taguatinga, pelo telefone 162”” assinatura=”Ezequias Pereira da Silva, administrador de Taguatinga” esquerda_direita_centro=”direita”]

Para o coordenador do Polo Central, Carlos Alberto Alves dos Santos, a ação tem como objetivo evitar problemas para os moradores da região. “Muito lixo verde acaba atraindo e escondendo bichos peçonhentos, como lacraia e escorpião, ratos e o mosquito da dengue. É algo perigoso. Então é muito importante garantirmos a limpeza da cidade”, afirma.

Combate à dengue

A ação em Taguatinga de recolhimento de inservíveis será a partir das 9h na sexta-feira como parte da operação de combate à dengue. O trabalho ocorrerá na região da QSE 19. “Participarão três reeducandos e quatro servidores da Diretoria de Vigilância Ambiental em Saúde (Dival)”, informa o coordenador do Polo Oeste II, Elton Walcacer da Silva.

“Essa operação de recolhimento de inservíveis tem sido de suma importância para nossa cidade, pois evitamos que o cidadão jogue na rua móveis e outros aparelhos que podem causar transtornos para a população da cidade. Esse tipo de atitude polui o meio ambiente, provoca acúmulo de lixo e cria situações de perigo”, avalia o administrador de Taguatinga, Ezequias Pereira da Silva.

“O cidadão, sabedor da irregularidade, pode entrar em contato com a Ouvidoria da Administração Regional de Taguatinga, pelo telefone 162”, completa.