16/07/2022 às 14:17, atualizado em 16/07/2022 às 15:30

Projeto itinerante leva diversão a crianças da Estrutural no fim de semana

Iniciativa apoiada pela Secretaria de Cultura mistura atrações circenses e teatro infantil neste sábado e domingo, até as 18h

Por Lúcio Flávio, da Agência Brasília I Edição: Débora Cronemberger

Um palhaço que faz nevar, mágicas com chapéu de papel e troças com meias de times de futebol. Também pula-pula, escorregador inflável, picolé de todos os gostos e gritarias de montão. E tudo de graça! Assim vai ser o final de semana da garotada da Estrutural graças ao projeto Cine Teatro Itinerante. Serão dois dias de alegria e risadas.

“O que a gente ensina nas nossas apresentações é que tanto os pequenos quanto os adultos não devem jamais desistir dos seus sonhos”, diz o palhaço Gondinho | Fotos: Renato Araújo/Agência Brasília

Iniciativa do Instituto Missão Hoje, com apoio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa (Secec), o evento já passou por três regiões administrativas – Taguatinga, Ceilândia e, agora, Estrutural.

[Olho texto=”O encontro na Estrutural acontece neste sábado (16), até as 18h, e domingo (17), das 9h às 18h, na Praça Central, localizada ao lado da administração da cidade” assinatura=”” esquerda_direita_centro=”direita”]

O projeto mistura espetáculos circenses e teatro infantil com a missão de promover a cultura e a defesa e conservação do patrimônio histórico e artístico. A população agradece. As próximas paradas do projeto, Cine Teatro Itinerante, serão em Brazlândia, nos dias 23 e 24 de julho, e no Parque Ana Lídia, no Parque da Cidade, nos dias 30 e 31 de julho.

“Muito bacana essa iniciativa, é uma forma de levar lazer e alegria para as crianças dessas cidades”, elogia o diretor administrativo, Wellington Filgueiras, 41 anos, morador de Ceilândia. “Estava de passagem por aqui com a minha mulher e resolvi trazer os pequenos, eles estão adorando e eu, passando o tempo de forma agradável”, explica.

Wellington Filgueiras, morador de Ceilândia, levou a família para se divertir no projeto Cine Teatro Itinerante, na Estrutural

O encontro na Estrutural acontece neste sábado (16), até as 18h, e domingo (17), das 9h às 18h, na Praça Central, localizada ao lado da administração da cidade e próxima ao restaurante comunitário local. Neste domingo, crianças e adultos poderão conferir atrações dos circos Dubai e Artetude, e das companhias Turma do Cerradinho e Mamulengo Fuzuê, que tem 25 anos de estrada com esquetes que misturam bonecos, mágica e palhaçadas.

“É uma alegria muito grande estar aqui fazer o dia dessa garotada inesquecível, marcante”, comenta o artista Onildo Júnior, o palhaço Gondinho. “O que a gente ensina nas nossas apresentações é que tanto os pequenos quanto os adultos não devem jamais desistir dos seus sonhos, mas sempre acreditar e voar”, ensina.

Edvaldo Lima da Costa foi ao local com a esposa Regina, a filha Daniela (à esquerda) e o neto Simão

Há 23 anos morando na Estrutural, o autônomo Edvaldo Lima da Costa, 49 anos, fez questão de levar o netinho de quase dois anos ao encontro. “Ele ainda é muito pequeno, mas ficou muito entusiasmado só de ver as outras crianças brincando, pulando”, conta. “Foi uma surpresa pra gente. A Estrutural é cheia de criança e quase não tem eventos assim de lazer para divertir todo mundo. Tomara que volte sempre”, torce Daniela Garcia, 21 anos, mãe do pequeno Simão, que não tirava os olhos do palhaço Gondinho.

Para o administrador Alceu Prestes, parcerias como essa são importantes para promover o entretenimento entre os moradores da cidade e prestigiar os talentos espalhados pelo DF. “Agradecemos a iniciativa da Secretaria de Cultura por promover esse tipo de evento na nossa cidade. Muito bom, nesse período de férias, ter atrações como essas para tirar as crianças dos videogames e das ruas”, avalia. “Foram dois anos de pandemia e, para o artista, nada melhor do que estar onde ele mais gosta, perto do público”, reforça o palhaço Gondinho.

Projeto itinerante leva diversão a crianças da Estrutural no fim de semana