04/10/2022 às 07:44

26ª Festa do Morango de Brazlândia terá o retorno de shows musicais

O evento está previsto para ocorrer de 2 a 11 de setembro. Estima-se um público diurno de 15 mil pessoas e noturno de cerca de 30 mil

Por Catarina Lima, da Agência Brasília | Edição: Carolina Lobo

Brasília, 20 de julho de 2022 – A 26ª Festa do Morango de Brazlândia será realizada de 2 a 11 de setembro, na Associação Rural Cultural Alexandre de Gusmão (Arcag), localizada a seis quilômetros da região administrativa. A grande novidade deste ano é a volta dos shows musicais, suspensos desde 2020, devido à pandemia da covid-19.

Este ano os organizadores estão em negociação com as duplas Gino e Geno, Diego e Victor Hugo, Rick e Renner, Pedro Paulo e Matheus, grupo Di Propósito, além de artistas regionais e locais, para que participem do evento. Estima-se um público diurno de 15 mil pessoas e noturno de cerca de 30 mil, sendo este último maior devido aos shows.

De acordo com o cronograma da Festa do Morango, o lançamento do evento será no dia 19 de agosto. Esta data é dedicada a uma confraternização de produtores e organizadores. A partir de 2 de setembro, o evento será realizado todos os dias a partir das 9h – com exceção dos dias 5 e 9, que são segunda e sexta-feira, e nos finais de semana, quando o horário será das 10h às 2h da madrugada. Os shows estão previstos para serem realizados às sextas e aos domingos.

Além dos eventos musicais, a Festa do Morango de Brazlândia contará com palestra, competições esportivas, como corrida, passeio ciclístico e apresentações de skate, e a disponibilização do Ônibus da Mulher, que oferecerá orientações sobre violência, atendimento psicológico e exames de vista. Produtores rurais poderão receber a consultoria do Sebrae, que também estará presente no local.

No dia 1º de setembro, às 14h, a Vigilância Sanitária do Distrito Federal fará uma palestra para todos os expositores que participarão da festa. Outro órgão que estará na 26ª edição é a Emater-DF, que entre suas atribuições junto aos produtores, organizará a visita de participantes da festa a propriedades de produtores de morangos orgânicos. Eles poderão degustar a fruta e colher os morangos que queiram comprar.

Durante todos os dias da iniciativa, quem passar pela Arcag poderá provar diversas comidas feitas com morango, como tortas, doces, saladas, entre outros pratos. E, ainda, receber receitas e dicas de como preparar o alimento. Além da fruta, que é a vedete do evento, a culinária japonesa também estará presente em um estande, uma vez que há forte influência do Japão entre os produtores rurais de Brazlândia.