04/10/2022 às 15:50

Autuados 129 condutores alcoolizados das vias no fim de semana 

Detran, PM, DER e PRF atuaram em conjunto, em oito pontos distintos do DF, na noite de sexta (26) e na madrugada deste sábado (27) 

Por Agência Brasília* | Edição: Chico Neto


Brasília, 27 de agosto de 2022 –
Da noite de sexta-feira (26) até a madrugada deste sábado (27), o Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran) coordenou a 17ª edição da operação Força Conjunta, uma ação integrada que contou com a parceria da Polícia Militar (PMDF), do Departamento de Estradas de Rodagem do DF (DER) e da Polícia Rodoviária Federal (PRF).  

Ação envolveu ampla parceria das forças de segurança do DF | Foto: Divulgação/Detran

A operação ocorreu simultaneamente em oito locais distintos: EPNB, Núcleo Bandeirante, Bernardo Sayão, Recanto das Emas e EPTC (rodovias DF-001 e DF-079). Em algumas vias houve mais de um ponto de bloqueio.   

Durante as abordagens, 129 condutores foram flagrados dirigindo sob o efeito de álcool, tendo sido um deles encaminhado à delegacia por apresentar teor alcoólico considerado crime. As equipes flagraram ainda 20 inabilitados, 20 condutores com a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) vencida há mais de 30 dias, duas motocicletas com o escapamento alterado e um condutor dirigindo o veículo sob o efeito de substância psicoativa.  

Força Conjunta  

A operação Força Conjunta tem periodicidade mensal, e cada edição fica sob a coordenação de uma das quatro instituições integrantes. Além de fiscalizar infrações de trânsito, como alcoolemia ao volante e direção perigosa, as operações visam combater crimes que envolvem o uso de veículos, em especial o tráfico de drogas e entorpecentes. 

Ao todo, participaram da 17ª edição 120 agentes e policiais distribuídos em viaturas operacionais de quatro rodas, guinchos e uma aeronave.  

*Com informações do Detran