04/10/2022 às 11:46

Aberta seleção para programa de pesquisa, desenvolvimento e inovação

Inscrições estão abertas no site da Caesb; data final de recebimento das propostas será em 12 de setembro

Por Agência Brasília* | Edição: Chico Neto

Brasília, 8 de agosto de 2022 A Caesb publicou o edital de seleção pública de propostas de projeto para o programa de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PDI) em serviços de saneamento ambiental. O documento está disponível no site da empresa.

O objetivo do PDI é convidar os meios acadêmico e industrial a propor soluções inovadoras para questões técnicas da Caesb. Uma porcentagem da tarifa dos serviços de abastecimento de água e de esgotamento sanitário será destinada para a execução do programa. 

Uma comissão com representantes das diretorias e das assessorias da Caesb definiu 21 desafios que poderão receber os recursos do PDI Ciclo 2023. Entre os temas apresentados, estão melhorias dos sistemas de tratamento e distribuição de água e de coleta e tratamento de esgoto, modernização do sistema de gestão da informação de cobrança, sustentabilidade, meio ambiente e recursos hídricos e gestão operacional, controle de perdas e eficiência energética. 

Os projetos encaminhados pelos pesquisadores vão passar  por avaliação da comissão técnica da Caesb e, posteriormente, serão chancelados pela Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento do Distrito Federal (Adasa). Poderão ser aprovadas até cinco propostas dentro do valor disponível para a pesquisa. A abertura da seleção pública será realizada em 2 de setembro, e a data final de recebimento das propostas será em 12 de setembro.  

“Temos parcerias muito bem-sucedidas com universidades e instituições de pesquisa que resultaram em melhorias importantes em nossos processos”, afirma o assessor de projetos especiais e novos negócios da Caesb, Fuad Moura Guimarães Braga. “A abertura do nosso primeiro chamamento público para o PDI vem com o propósito de reforçar ainda mais as parcerias que a companhia desenvolve com essas instituições, firmando a empresa como uma referência no setor de saneamento no Brasil. Os resultados esperados vão beneficiar a Caesb, e, consequentemente, a população do Distrito Federal”. 

*Com informações da Caesb