04/10/2022 às 06:42, atualizado em 15/10/2022 às 18:46

Aberta temporada de concertos internacionais da Orquestra Sinfônica

Entre os destaques programados, há evento no Dia das Crianças e participação de solistas de outros países nas apresentações

Por Agência Brasília* | Edição: Chico Neto

A Orquestra Sinfônica do Teatro Nacional Claudio Santoro (OSTNCS), da Secretaria de Cultura e Economia Criativa (Secec), dedica a programação deste mês a concertos internacionais, com participação de solistas estrangeiros convidados e apresentações didáticas voltadas ao público infantil. “Será uma grande oportunidade para o público ter contato com a variedade da linguagem universal em música sinfônica”, afirma o maestro titular da orquestra, Cláudio Cohen. As apresentações serão no Teatro Plínio Marcos, no Eixo Cultural Ibero-americano.

A programação de outubro começa nesta terça-feira (4), com um combinado de música clássica polonesa e brasileira, sob a regência do maestro convidado Norton Morozowic, brasileiro com ascendência na Polônia. O músico também é flautista e diretor artístico da Orquestra Sinfonia Brasil (RJ), além de membro da Academia Brasileira de Música. “Há uma correlação entre a riqueza da música polonesa e da brasileira pela utilização de temas e ritmos populares e folclóricos na grande obra sinfônica dos dois países”, explica o regente.

O maestro Miguel Campos Neto vai reger o Concerto Tríplice, com participação de músicos do Cazaquistão | Foto: Divulgação/Secec

Do lado polonês, ele aponta a presença de mazurcas, polonaises (música dos balés do século 19), valsas e obereks (danças polonesas animadas); e, do clássico brasileiro, samba, baião, cateretê, valsas e ponteios, entre outros estilos. No concerto, o solista será o pianista Piotr Alexewicz, considerado um dos mais talentosos da sua geração.

“O programa traz a bela mazurca de Stanis?aw Moniuszko [1819-1872], escrita para sua ópera Halka”, elenca o maestro. “Ainda da música polonesa, indispensável ouvir Fryderyk Franciszek Chopin [1810-1849], compositor que primou por transmitir, em sua obra predominantemente pianística, o que se pode chamar de ‘alma polonesa’ ou ‘espírito da Polônia’”, acrescenta o maestro Morozowic.

Especiais

No próximo dia 12, o maestro Cláudio Cohen apresenta o concerto Brasil-Suíça, com a presença do pianista Joseph-Maurice Weder, solista que já se apresentou em alguns dos mais importantes teatros do mundo, como o Carnegie Hall, em Nova York. O programa da noite inclui peças do suíço Arthur Honegger, cuja obra retrata a cultura da Basileia (noroeste da Suíça) e do alemão Johannes Brahms. 

Cohen também rege o concerto do dia 18, Sinfonia Romântica, com a execução da peça do organista austríaco do século 19 Josef Anton Bruckner, autor de missas, sinfonias e motetos (arranjos com vozes). “Sua música revela a exuberância dos grandes órgãos nas catedrais”, resume o maestro. 

[Olho texto=”“O público pode esperar muito da presença de três solistas internacionais que vêm do Cazaquistão”” assinatura=”Miguel Campos Neto, maestro convidado” esquerda_direita_centro=”direita”]

No fim deste mês, outro maestro convidado, Miguel Campos Neto, conduz o Concerto Tríplice, uma audição que inclui músicos do Cazaquistão e repertório do tcheco Antonín Dvorák e do alemão Ludwig van Beethoven. “O público pode esperar muito da presença de três solistas internacionais que vêm do Cazaquistão”, antecipa Miguel.

Miguel Campos Neto é, há 12 temporadas, regente titular da Orquestra Sinfônica do Theatro da Paz em Belém (PA) e do Festival de Ópera do Teatro, bem como diretor musical e regente titular da Orquestra Sinfônica Altino Pimenta, da Universidade Federal do Pará  (UFPA). Foi também fundador e por 12 anos regente titular da Orquestra Jovem Vale Música, grupo sinfônico fruto de projeto social com jovens de Belém (PA) e, por quatro anos, regente titular da Orquestra Sinfônica Wilson Fonseca, em Santarém (PA).

Concertos didáticos

Outubro também terá três concertos didáticos, um deles para comemorar o Dia das Crianças. “Os estudantes vibram quando veem o universo da música clássica, muito diferente do que têm no dia a dia”, observa a coordenadora de ações culturais do projeto Ampliação da Educação em Tempo Integral no DF, Ilane Nogueira. “Os concertos abrem o olhar para que possam depois cultivar esse gênero de música. Quando o maestro vai mostrando os instrumentos e explicando o funcionamento do concerto, eles ficam encantados”.

A expectativa de Ilane Nogueira é que o público estudantil preencha a capacidade do Teatro Plínio Marcos durante essas três apresentações especiais. Nos dias 6 e 11, os concertos serão reservados para escolas previamente agendadas. Já no Dia das Crianças (12), a apresentação será aberta ao público, gratuitamente, com acesso por ordem de chegada.

Concertos

? Terça (4) – Concerto Brasil-Polônia, às 20h.
Programação:
Stanis?aw Moniuszko – Mazurka da ópera Halka;
Frédéric Chopin – Piano Concerto nº 2 em Fá Menor, Op. 21. Solista: Piotr Alexewicz;
Radamés Gnattali – Sinfonia Popular nº 1 (1956) – movimentos Allegro Moderatto, Expressivo com Fantasia, Com espírito e Allegro.
Maestro: Norton Morozowic.

? Concertos didáticos – dias 6 e 11, às 9h, exclusivamente para escolas agendadas; e dia 12 (Dia das Crianças), às 10h30, com acesso por ordem de chegada.

? Dia 12 – Concerto Suíço, às 20h.
Programação:
Arthur Honegger –
Sinfonia nº 4. Programação:
J.Brahms – Piano Concerto nº 1. Solista: Joseph-Maurice Weder.
Maestro: Cláudio Cohen. 

? Dia 18 – Sinfonia Romântica, às 20h.
Programação:
Bruckner – Sinfonia noº 4, Romântica.
Maestro: Cláudio Cohen.

? Dia 25 – Concerto Tríplice, às 20h.
Programação:
A.Dvorák – Sinfonia nº 5;
L.V.Beethoven – Concerto Tríplice para Violino, Violoncelo e Piano Op.56,  com o Forte Trio – Maxat Jussupov (violino), Murat Narbekov  (cello) e Timur Urmancheyev (piano).
Maestro: Miguel Campos Neto.

*Com informações da Secretaria de Cultura e Economia Criativa