04/10/2022 às 12:42

Ação integrada em Taguatinga tem de emissão de RG a corte de cabelo

Até sábado (13), moradores da RA poderão acessar diversos serviços do GDF, como vacinações humana e animal, entre outros atendimentos, das 9h às 14h

Por Hédio Ferreira Júnior, da Agência Brasília | Edição: Carolina Lobo


Brasília, 11 de agosto de 2022 –
Tirar a primeira ou a segunda via da carteira de identidade, vacinar o animal de estimação contra a raiva ou mesmo se imunizar contra a covid-19 ou a influenza está mais fácil e perto de casa para quem mora em Taguatinga. Desde quarta-feira (10) até sábado (13), o Governo do Distrito Federal (GDF), por meio da Secretaria de Segurança Pública (SSP), promove, na Praça do Relógio, a 10ª Ação Integrada.

Serviços públicos e gratuitos são levados para mais perto da população, sem necessidade de agendamentos e com mais agilidade no atendimento. Isso gera menos custos para o cidadão, inclusive sem gastos de deslocamento. De acordo com o secretário de Segurança Pública, Júlio Danilo Ferreira, somente nos dois primeiros dias foram contabilizados mais de três mil atendimentos. “Esta é uma ação em que concentramos esforços da Segurança Pública e de órgãos do Executivo local em um único ambiente, buscando, além do reforço do policiamento, levar serviços de qualidade e de fácil acesso à população.”

A Secretaria de Segurança Pública promove na Praça do Relógio, em Taguatinga, a 10ª Ação Integrada | Fotos: Tony Oliveira/Agência Brasília

Maria Cyele, que levou o gato para vacinação antirrábica, diz: “Foi ótimo, rápido e fácil. Valeu muito a pena ter acesso a um serviço como esse bem aqui”

Foi o que sentiu a técnica em enfermagem Maria Cyele Oliveira, 35 anos. Moradora da Samdu, ela ficou impressionada com a morte de um jovem contaminado com raiva por um gato. Com um adolescente de 13 anos em casa e um felino de 4 anos que nunca tinha sido vacinado, ela aproveitou a praticidade para preservar a saúde da família e levou o bichinho para ser imunizado. Não levou nem cinco minutos entre a chegada e a saída. “Foi ótimo, rápido e fácil. Valeu muito a pena ter acesso a um serviço como esse bem aqui”, declara.

Corte de cabelo gratuito foi um dos diversos serviços oferecidos

Além da Vigilância Ambiental vacinando animais e da Secretaria de Saúde imunizando a população contra a covid-19, a ação integrada em Taguatinga contou ainda com atendimentos da Secretaria de Trabalho, da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, do Detran-DF, da Neoenergia trocando lâmpadas convencionais por LED, e de cortes de cabelo gratuitos.

A comerciante Adriana de Castro foi emitir a carteira de identidade

Já a Polícia Civil do DF emite, sem necessidade de agendamento, a carteira de identidade. Para isso, basta levar a certidão de nascimento ou de casamento. A primeira via da identidade é gratuita no DF, mesmo que o cidadão tenha retirado o documento em outra unidade da federação. A cobrança de R$ 42 só será realizada em caso de outras vias do documento. Há, inclusive, uma agência do BRB itinerante na Praça do Relógio para recebimento da taxa. A isenção é permitida a pessoas com deficiência; em situação de vulnerabilidade – uma única vez, caso a renda mensal não seja superior a um salário mínimo; quem teve o documento roubado – com inquérito policial instaurado após o registro da ocorrência; idosos, quando for necessária a impressão da expressão “Maior de 65 anos”; ou quem teve o RG expedido com erro de transcrição de dados ou de digitação.

Adriana Lucas de Castro, 47 anos, é comerciante e estava há dez anos sem a carteira de identidade. Moradora da M Norte, ela ficou sabendo da ação pela TV e amanheceu no posto para ser atendida. “Valeu a pena demais, porque eu não estava conseguindo agendar um atendimento”, conclui.