04/10/2022 às 09:25

Ação Mulher no Campo realiza, em Ceilândia, sua 19ª edição

Emissão de carteira de trabalho, exames de catarata e esclarecimentos sobre direitos das mulheres serão alguns dos serviços oferecidos

Por Catarina Lima, da Agência Brasília | Edição: Renata Lu

Brasília, 28 de julho de 2022 – Acontece nesta quinta-feira (28), na Escola Córrego das Corujas, no Núcleo Rural Ceilândia, a 19ª edição da Ação Mulher no Campo. O objetivo do projeto é levar políticas públicas a mulheres que vivem em áreas mais distantes do Distrito Federal.

As ações escolhidas para serem atendidas nesta edição foram propostas por líderes rurais participantes do Fórum Distrital Permanente das Mulheres do Campo e Cerrado, estabelecido pelo Decreto nº 40.220, de 31 de outubro de 2019.

[Olho texto=”O Mulher no Campo promove ações de prevenção à violência por meio de palestras, divulgação sobre serviços públicos de saúde, educação, assistência social, segurança, mobilidade e trabalho” assinatura=”” esquerda_direita_centro=”direita”]

De forma geral, o projeto garante que cheguem às mulheres do campo e do cerrado capacitação e orientações referentes aos seus direitos, além de informações sobre legislações importantes, como, por exemplo, a Lei Maria da Penha, que coíbe o crime de feminicídio.

O Mulher no Campo também promove ações de prevenção à violência por meio de palestras, divulgação sobre os serviços públicos de saúde, educação, assistência social, segurança, mobilidade e trabalho. A Secretaria da Mulher promoverá no local abordagem psicossocial e fará o cadastro das mulheres interessadas em cursos de capacitação.

Além da Secretaria da Mulher do Distrito Federal, participam do evento 14 instituições públicas. São elas: Secretaria de Desenvolvimento Social, com orientações, atualização do Cadastro Único e isenção para emissão de RG; a Polícia Civil com agendamento de RG; a Defesa Civil com orientações às participantes por meio de apresentação teatral; o Senar DF com a realização de Oficina de Alimentação saudável e o cadastro de produtores para o Programa de Assistência Técnica e Gerencial; a Secretaria de Saúde com técnicos em higiene dental que distribuirão kits e orientarão sobre escovação, vacina contra covid e influenza e com agentes comunitários de Saúde, que cuidarão do cadastro e atualização de programas de transferência de renda.

A Secretaria de Educação realizará o atendimento e registro de demandas; a Vigilância Ambiental/Secretaria de Saúde dará informações sobre diversas zoonoses e promoverá palestra sobre o inseto barbeiro, transmissor da doença de chagas; a Secretaria de Habitação estará no local para tirar dúvidas, receber demandas e promover diálogo sobre a melhoria das políticas públicas; o Instituto Gestão Saúde e Mulher ensinará cuidados com a pele e atendimento à saúde; o Departamento de Estradas de Rodagem (DER-DF) apresentará sua Escola de Vivência de Trânsito, conhecida como Transitolândia e entregará de cartilhas educativas sobre o trânsito.

A diversão para as crianças que acompanharem as mães ficará por conta da Secretaria de Segurança, que levará uma cama elástica para divertir os pequenos. A Secretaria de Agricultura estará presente no projeto levando orientações e informações na sua área de atuação.

A Secretaria do Trabalho realizará cadastramento para emprego e concessão de Carteira de Trabalho digital e a Emater dará informações técnicas com apoio aos agricultores na comercialização de seus produtos. Outro parceiro da Secretaria da Mulher neste evento será o Vista Hospital da Catarata, que realizará uma campanha de prevenção ao glaucoma e realizará exame de tonometria – medida da pressão intraocular – e orientações pertinentes à visão.