04/10/2022 às 12:42

Ações de transparência no DF são destaque na Guatemala

Portal da Transparência do Distrito Federal e Prêmio ITA estão no Mapeamento de Cidades Ibero-Americanas Líderes em Governo Digital

Por Agência Brasília* I Edição: Débora Cronemberger


Brasília, 11 de agosto de 2022 –
O Portal da Transparência, gerido pela Controladoria-Geral do Distrito Federal (CGDF), e o Índice de Transparência Ativa (ITA), também elaborado pela CGDF, foram destaque no Mapeamento de Cidades Ibero-Americanas Líderes em Governo Digital. O mapa faz parte do Plano Diretor de Transformação Digital da Cidade da Guatemala, projeto executado pelo Programa de Cooperação Técnica da União de Cidades Capitais Ibero-Americanas (Ucci).

A CGDF participou representando o Governo do Distrito Federal (GDF), juntamente com outros órgãos, como a Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti). Foi respondido um questionário relatando a experiência para tornar o governo mais transparente com a implementação da Lei de Acesso à Informação (LAI) e com a gestão dos portais da Transparência e de Dados Abertos e da elaboração do Índice de Transparência Ativa (ITA).

Além de Brasília, as cidades da Guatemala e de Bogotá (Colômbia), Buenos Aires (Argentina), La Paz (Bolívia), Madri (Espanha) e San José (Costa Rica), participantes da Ucci, também colaboraram com informações, apresentando experiências que refletem o papel facilitador da transformação digital para melhorar os processos das administrações públicas com ideias inovadoras.

Clique aqui para acessar o Mapa de Cidades Ibero-Americanas Líderes em Governo Digital.

*Com informações da Controladoria-Geral do DF