04/10/2022 às 09:50

Acordo vai levar melhoramento genético a pecuaristas do DF

Previsão é realizar inseminação em até 12 mil vacas em quatro anos

Por Agência Brasília* | Edição: Carolina Lobo

Brasília, 1º de agosto de 2022 – O Governo do Distrito Federal (GDF) assinou um acordo de cooperação com a Confederação Nacional dos Agricultores Familiares e Empreendedores Familiares Rurais (Conafer) que vai beneficiar pequenos produtores rurais pecuaristas da capital com a multiplicação de rebanhos, de corte e de leite, com sêmens de touros provados da Alta Genetics, empresa de inseminação artificial. O acordo, que tem duração de 48 meses e prevê a inseminação em até 12 mil vacas, foi firmado por meio da Emater-DF e da Secretaria de Agricultura.

O acordo, com duração de 48 meses, foi firmado por meio da Emater-DF e da Secretaria de Agricultura | Foto: Eduardo Aigner/MDA

A cooperação faz parte do programa Mais Pecuária Brasil, iniciativa de melhoramento genético presente em todas as regiões do país. O objetivo é promover o desenvolvimento da pecuária de leite e de corte no Brasil. A Conafer vai doar os sêmens, os serviços de protocolo hormonal das matrizes, o processo de inseminação e a confirmação das prenhezes. Por meio do Programa de Ruminantes e Equídeos, a Emater-DF vai selecionar as propriedades, acompanhar tecnicamente as inseminações e auxiliar com a gestão e o manejo.

Segundo o zootecnista e coordenador do Programa de Ruminantes e Equídeos da Emater-DF, Maximiliano Cardoso, estão sendo escolhidas as propriedades com potencial de uso da ferramenta de melhoramento do rebanho. “Para isso acontecer, tem que ter uma seleção criteriosa, avaliar e corrigir o manejo, nutrição, sanidade e estruturas, por isso a Emater-DF está envolvida e trabalhando no campo com essas propriedades”, informa Cardoso.

Assinatura

O acordo foi assinado no dia 13 de julho, na sede da Conafer | Foto: Emater-DF

O acordo foi assinado no dia 13 de julho, na sede da Conafer em Brasília, e o Extrato do Acordo de Cooperação Técnica foi publicado nesta segunda-feira (1º) no Diário Oficial do Distrito Federal (DODF).

“Não existe cidade sem campo. As pessoas não vivem sem comer. O pequeno produtor é o grande responsável pelos alimentos que chegam às mesas. Esse projeto será muito importante. Quando a Conafer vem com a Secretaria de Agricultura, a Emater-DF e a Alta Genetics, bem como com outros parceiros, com certeza será uma grande revolução na cadeia leiteira do DF”, afirma o secretário de Agricultura, Candido Teles.

Atualmente, a Emater-DF atende 1.381 pecuaristas de corte e cerca de 864 de leite. Para a presidente da Emater-DF, Denise Fonseca, a união de esforços será fundamental para a inovação da bovinocultura na capital. “Nossos técnicos estarão empenhados nessa seleção das propriedades com potencial e em todas as fases do processo. Não temos dúvidas de que esse acordo vai promover o melhoramento genético do rebanho e vai contribuir para que o Distrito Federal se torne uma referência, gerando renda e desenvolvimento aos nossos produtores”, destaca.

De acordo com o vice-presidente da Conafer, Tiago Lopes, o Mais Pecuária Brasil é o maior programa de biotecnologia reprodutiva, uma revolução na produção pecuária familiar brasileira. “Essa revolução genética que estamos fazendo não é de oportunidade, é porque teve um estudo técnico de veterinários e zootecnistas.”

*Com informações da Emater-DF