04/10/2022 às 16:38, atualizado em 10/10/2022 às 10:14

Adora jogar futebol? Saiba onde encontrar campos abertos ao público no DF

São mais de 90 de grama sintética espalhados pelas regiões administrativas; comunidade tem papel fundamental na conservação desses espaços

Por Carolina Caraballo, da Agência Brasília I Edição: Débora Cronemberger


Brasília, 8 de setembro de 2022 –
A Copa do Mundo do Catar começa em novembro. E a paixão pelo futebol ganha novos contornos nesta contagem regressiva para o evento esportivo mais esperado de todos. Se a vontade de bater uma bolinha aumentou, saiba que o Distrito Federal tem mais de 90 campinhos de grama sintética abertos ao público.

Na Estrutural, um dos campos de grama sintética disponibilizados à população | Fotos: Tony Oliveira/Agência Brasília

“A Secretaria de Esporte e Lazer, em parceria com as regiões administrativas, trabalha para que todos os moradores do DF possam se exercitar e brincar nos campos sintéticos, e assim, conquistar mais saúde e disposição. É importante que cada um faça a sua parte, temos que cuidar desses espaços que são de todos, vamos juntos manter os campos adequados à prática esportiva, tão importante nos dias de hoje”, afirma a secretária de Esporte e Lazer, Giselle Ferreira.

O vendedor Marcelo Augusto costuma jogar futebol no campo com amigos pelo menos duas vezes por semana

O vendedor Marcelo Augusto Costa, 30 anos, mora a poucos metros do campo de futebol da Vila Estrutural. E bate uma bolinha com os amigos no local pelo menos duas vezes por semana. “É muito importante ter um espaço onde a gente possa praticar esportes, em especial aqui na nossa comunidade, onde não temos tantas opções de lazer”, avalia. “Além de promover saúde, os campos ajudam a afastar os jovens do mau caminho”.

Toda a comunidade pode, e deve, aproveitar os campos de futebol. Mas é preciso estar atento às regras de uso, que podem variar de um local para outro. O campinho da QS 6 do Riacho Fundo, por exemplo, fica aberto ao público sempre que não estiver sendo usado por algum projeto social.

Campo na QS 6, no Riacho Fundo, pode ser usado pela comunidade ou por programas sociais | Foto: Lúcio Bernardo Jr/Agência Brasília

“Os programas interessados em usar o espaço devem nos procurar presencialmente para preencher uma requisição”, informa o coordenador da Administração do Riacho Fundo, José Manuel de Medeiros Neto. “O campo da QS 6 está todo reformado, com pintura e grama sintética novinhas. O local tem capacidade para receber até 400 pessoas por dia”.

A comunidade tem papel fundamental na boa conservação dos campinhos. O uso de chuteiras com trava é proibido em pisos de grama sintética. Além disso, a população não deve subir nos alambrados nem jogar lixo em locais impróprios. Ao presenciar algum ato de vandalismo, os moradores podem fazer uma denúncia anônima pelo número 190 (Defesa Civil).

Ficou com vontade de jogar futebol? Clique aqui e encontre o campo de grama sintética mais próximo de você!

Adora jogar futebol? Saiba onde encontrar campos abertos ao público no DF