04/10/2022 às 15:22, atualizado em 07/10/2022 às 15:14

Antigo lixão é transformado em campo de futebol em Ceilândia

Cerca de 600 toneladas de terra foram utilizadas para nivelar área de 10 mil metros quadrados no Condomínio Privê

Por Lúcio Flávio, da Agência Brasília | Edição: Claudio Fernandes

Brasília, 24 de agosto de 2022 – Uma revolução na rotina dos moradores do Condomínio Privê, em Ceilândia, próximo à BR-070. A comunidade acaba de ganhar um campo de futebol que vai atender vários times do setor. Os trabalhos no local tiveram início há seis meses e seguem, no momento, em sua reta final. Cerca de dez servidores da Administração Regional de Ceilândia e da Novacap estiveram envolvidos na ação.

Local do novo campo de futebol era uma área de transbordo irregular: nivelamento do espaço foi feito com 600 toneladas de material | Fotos: Divulgação

“Agora só falta colocar as traves e riscar o chão com cal”, explica o coordenador do Polo Oeste II, Elton Walcacer. “É uma ação relevante porque há muito tempo os moradores pediam esse campo, agora eles terão um local para disputar campeonato e torneio”, destaca ainda o gerente regional de condomínio da administração de Ceilândia, Sebastião Bezerra.

[Olho texto=”“Era um lugar que tinha muita erosão e buracos enormes, então foi necessário nivelar o chão usando muito resto de construção e terra mesmo”” assinatura=”Sebastião Bezerra, servidor da administração de Ceilândia” esquerda_direita_centro=”direita”]

Antiga área de transbordo irregular, o terreno de quase 10 mil metros quadrados começou a ganhar contornos de campo de futebol de terra batida com a raspagem do terreno, ou seja, retirada da parte vegetativa do local. Na sequência, foi realizada a terraplanagem com a utilização de uma patrola e nivelamento do espaço com a utilização de 100 caminhões de resto de construção e terra, o que equivale a aproximadamente 600 toneladas de material.

Além da patrola, foram utilizadas na operação uma pá mecânica e retroescavadeira. “Era um lugar que tinha muita erosão e buracos enormes, então foi necessário nivelar o chão usando muito resto de construção e terra mesmo”, explica Sebastião Bezerra.

Colocação de meio-fio na EQNM 18/20 de Ceilândia vai proporcionar mais segurança para os pedestres

Urbanização

Na EQNM 18/20 de Ceilândia, o serviço foi de colocação de meios-fios, num total de 38 metros dos dois lados da quadra. Além de segurança, as mais de 30 peças têm a função de disciplinar o trânsito no local. O trabalho começou na última quinta-feira (18) e contou com o esforço de seis homens, quatro deles reeducandos da Fundação de Amparo ao Trabalhador Preso (Funap). Uma retroescavadeira foi usada no serviço.

A manicure Fátima Alencar de Souza, 35 anos, que mora próximo ao local onde os trabalhos estão sendo realizados, destaca a necessidade do serviço. “Vem um carro, perde o controle, se não tiver um meio-fio, fica complicado. É uma proteção importante para nós, pedestres”, argumenta.

“ O trabalho realizado na EQNM foi um pedido da nossa população e vai trazer melhoria e mais segurança para os pedestres daquele local. Já a construção do campo de futebol, em andamento no antigo lixão do Condomínio Privê, tem como objetivo combater o descarte irregular de sujeira naquele espaço”, salienta Sebastião Bezerra.

Antigo lixão é transformado em campo de futebol em Ceilândia