04/10/2022 às 09:31

Após furtos, tampas de bueiros são soldadas em Santa Maria

Procedimento foi feito para impedir novos casos na região. Só em 2022, 1.432 bocas de lobos foram repostas pela Novacap em todo o DF

Por Adriana Izel, da Agência Brasília | Edição: Claudio Fernandes

Brasília, 29 de julho de 2022 – A região de Santa Maria adotou uma tática para coibir os furtos de tampas de bocas de lobo. Durante a reposição de quatro bueiros na cidade, os materiais foram soldados ao pavimento para impedir a retirada por terceiros.

“Estamos repondo as tampas que foram furtadas e colocando solda para evitar furtos”, explica o diretor de Obras da Administração Regional de Santa Maria, Joziel França. O serviço foi feito em três áreas da região: na Avenida 202 (Vivendas), com duas tampas, e nas quadras 205 e 201, uma em cada.

A manutenção das bocas de lobo, além de impedir furtos, aumenta a segurança da população | Foto: Divulgação

O coordenador do Polo Sul II, Rodrigo Soares Caverna, reitera a informação. “Esse é o único jeito – soldar – para não acontecer novamente a mesma situação”, afirma.

De acordo com dados da Companhia Urbanizadora da Nova Capital (Novacap), só em 2022 tiveram que ser repostas 1.432 bocas de lobo em todo o Distrito Federal devido aos furtos do material.

Além de impedir novos casos na região, a manutenção dos bueiros garante segurança para a população. “Temos trabalhado para deixar uma cidade segura e digna aos moradores. Esta manutenção das bocas de lobo é mais que necessária para não causar acidentes aos transeuntes, ciclistas e carros, mas também, em tempo de chuva, permitir que o escoamento seja feito com sucesso”, diz a administradora de Santa Maria, Marileide Romão.