04/10/2022 às 11:06, atualizado em 04/10/2022 às 18:43

Avançam obras das bacias de contenção de drenagem da Hélio Prates

Segunda etapa da obra de modernização da Avenida Comercial de Taguatinga começou pelo Parque do Cortado e vai acabar com um problema histórico de alagamentos e enxurradas na região

Por Hédio Ferreira Júnior, da Agência Brasília | Edição: Rosualdo Rodrigues


Brasília, 4 de agosto de 2022
– Elas vão receber as águas das chuvas que descem da Avenida Hélio Prates rumo ao córrego do Cortado. E tirar a força das enxurradas que causavam erosões no Parque Ecológico Lago do Cortado, em Taguatinga. Iniciada em maio, avança a escavação das duas bacias que compõem a lagoa de contenção da reserva ambiental.

A estrutura compõe a rede de drenagem que está sendo construída na via comercial e vai dar fim aos contratempos e prejuízos causados a comerciantes e moradores em dias de temporais. O trecho não tinha um canal de escoamento de águas das chuvas.

Construção faz parte da segunda etapa das obras de recuperação da Hélio Prates, que também vai ganhar calçadas ampliadas e remodeladas | Fotos: Tony Oliveira/Agência Brasília

“Estamos empenhados em adiantar o máximo possível a construção da lagoa para deixar os dispositivos de entrada e saída das bacias prontos para funcionamento já no próximo período de chuvas”, informa o engenheiro setorista da obra, Júnior Lima.

[Olho texto=”Cumprida esta primeira parte, será a vez de os maquinários e operários se transferirem para o canteiro central da Hélio Prates e dar início ao projeto de modernização da via comercial” assinatura=”” esquerda_direita_centro=”direita”]

A construção faz parte da segunda etapa das obras de recuperação da Hélio Prates, que além da rede de drenagem vai ganhar calçadas ampliadas e remodeladas – incluindo acessibilidade e travessias de pedestres –, estacionamentos reordenados e pavimentados, ciclovia, paisagismo e mobiliário urbano. O investimento previsto é de R$ 42,1 milhões.

Cumprida esta primeira parte, será a vez de os maquinários e operários se transferirem para o canteiro central da Hélio Prates e dar início ao projeto de modernização da via comercial. O trecho de 2,2 km dessa etapa da obra vai da QI 10 de Taguatinga até a chegada da avenida ao Pistão Norte.

“Nossa expectativa é de que até o início de setembro uma das três faixas de rolamento de cada lado seja interditada para o trânsito de veículos e iniciada a reformulação dos espaços”, explica o engenheiro civil da Secretaria de Obras Alex Sidney da Costa.

Engenheiro civil da Secretaria de Obras, Alex Sidney explica que até início de setembro uma das três faixas de rolamento de cada lado será interditada para o trânsito e iniciada a reformulação dos espaços explica

Primeira etapa

A primeira etapa da obra na avenida Hélio Prates está em execução, entre a Via N3 e Via M1, nas quadras QNN 17, QNN 18, CNN 1, CNN 2, QNN 1, QNN 2, QNM 2 e QNM 1, com serviços de pavimentação, drenagem, calçadas, estacionamento, arborização, além da inclusão de faixa de rolamento e de via marginal. O investimento é de R$ 15 milhões.

Já a segunda etapa da obra vai beneficiar as quadras QNG, CNG 6, CNG 5, QNG, CNG 1, CNG 2, QNG, QNG 25, QNG, QNG 10, QNG 9, QNG 1, QNG, QI 1, QNE 35, QNE 33, QNE 31, QNE 29, QNE 27, QND 47, QND 48, QND 49, QND 50, QND 51, QND 52, QND 53, QND 54, QND 55, QND 56, QND 57, QND 58 e QND 59. O contrato também prevê a recuperação de uma erosão causada pela força das águas das chuvas no mirante do Parque Ecológico Lago do Cortado.