04/10/2022 às 06:49, atualizado em 04/10/2022 às 10:21

Bairros em São Sebastião recebem pavimentação, fresagem e recapeamento

Administração regional e Novacap, com apoio do programa GDF Presente, atuaram juntas para garantir mais conforto e segurança à população

Por Catarina Loiola, da Agência Brasília | Edição: Claudio Fernandes

As ruas e avenidas de São Sebastião receberam uma série de manutenções no último mês. A Companhia Urbanizadora da Nova Capital do Brasil (Novacap) e a administração regional executaram serviços de pavimentação, fresagem e recapeamento nas pistas, com o objetivo de garantir o conforto e a segurança da população.

Com apoio do programa GDF Presente, a fresagem de um trecho de 1,6 km entre o Morro da Cruz e o Núcleo Rural Zumbi dos Palmares proporciona mais  conforto para os moradores | Fotos: Lúcio Bernardo Jr/Agência Brasília

Entre os dias 12 e 22 de setembro, houve o nivelamento com fresagem de um trecho não pavimentado de 1,6 km entre o Morro da Cruz e o Núcleo Rural Zumbi dos Palmares. O trabalho, feito com apoio do programa GDF Presente, utilizou mais de 180 caminhões de restos de asfalto reciclados pelo Departamento de Estradas de Rodagem (DER).

O administrador regional de São Sebastião, Ataliba Rodrigues, afirma que o serviço era uma demanda antiga da comunidade de cerca de 45 mil habitantes

Segundo o administrador regional de São Sebastião, Ataliba Rodrigues, o serviço era uma demanda antiga da comunidade, formada por cerca de 45 mil habitantes. Ele acrescenta que, agora, as pessoas têm mais conforto em dirigir e caminhar pela via.

“O trânsito consegue se desenvolver, há menos quebra de carros e também não temos problemas com os ônibus escolares. Constantemente, temos buscado fazer os reparos na cidade com a melhor presteza e qualidade possível”, alega Rodrigues.

Morador do Morro da Cruz, o agente de bagagem e rampa Jailson Noé, 47 anos, descreve as situações vividas pela comunidade antes da execução da fresagem. Ele conta que, durante os meses chuvosos, ônibus escolares ficavam atolados na pista, causando preocupação aos pais.

“Tinha que chamar máquinas para poder tirar o ônibus do buraco para as crianças irem para casa. As mães ficavam aguardando em casa e ainda bem que as monitoras ligavam avisando que o ônibus atolou”, afirma Jailson. “Com certeza, vai melhorar muito”, completa.

A dona de casa Aldinéia da Conceição Santos, 50, diz que a fresagem da via reduziu a poeira no local

Mãe de dois meninos, um de 10 anos e outro de 7, a dona de casa Aldinéia da Conceição Santos, 50, acrescenta que, sem o fresado, os moradores enfrentavam dificuldades também no período da seca. Isso porque, sem chuva, a poeira prejudicava desde a limpeza de casa até a saúde de quem passa pelas ruas.

“Depois das 18h, fica bem difícil passar por aqui, porque tem o pessoal voltando para casa, ônibus escolares trazendo os meninos, então tem muita poeira. Agora melhorou bastante, principalmente para os nossos filhos”, diz ela, moradora da comunidade há mais de dez anos.

Mais ações

Também em setembro, houve a recuperação do trecho de acesso ao papa-entulho de São Sebastião, na Quadra 305. Foram utilizadas cerca de 100 toneladas de massa asfáltica para 950 metros de via.

Outro local contemplado com a recuperação da via foi o trecho que abrange o bairro Bela Vista, o Residencial do Bosque Oeste, o Setor Tradicional e o Bairro Centro. A área possui 1.050 m² e foi pavimentada com 110 toneladas de massa asfáltica.

Na Quadra 5, o estacionamento interno do Caic/Unesco foi pavimentado com cerca de 120 toneladas de massa asfáltica. A área mede, aproximadamente, 1.150 m². Já o estacionamento externo, em frente ao Centro de Ensino Fundamental Miguel Arcanjo, recebeu 220 toneladas de massa asfáltica para a pavimentação da área de 2.100 m².

Houve também o recapeamento de mais de 600 metros de duas faixas na entrada de São Sebastião. “Eram vias que estavam ruins, já degradadas, e que acabam prejudicando os motoristas”, explana Rodrigues. “Trabalhamos justamente para atender as demandas da população e melhorar a experiência na cidade”, finaliza.

Bairros em São Sebastião recebem pavimentação, fresagem e recapeamento