04/10/2022 às 16:15

Banco distrital tem lucro líquido de R$ 122 milhões no 2º trimestre

No primeiro semestre do ano, o lucro acumulado ajustado do BRB já é de R$ 229 milhões

Por Agência Brasília* | Edição: Renata Lu


Brasília, 2 de setembro de 2022 –
O Banco de Brasília (BRB) alcançou lucro líquido de R$ 122 milhões no segundo trimestre de 2022. O resultado foi 13,3% maior em relação ao trimestre imediatamente anterior. Na comparação com o segundo trimestre do ano passado, o crescimento foi de 3,6%, o que possibilitou retorno anualizado sobre o patrimônio líquido médio de 23,2%. No primeiro semestre do ano, o lucro acumulado ajustado é de R$ 229 milhões.

No segundo trimestre de 2022, o BRB apresentou crescimento em todas as linhas de negócio. Principal produto da carteira PF (pessoa física), o crédito consignado atingiu saldo de R$ 11,9 bilhões e aumento de 31% na carteira na comparação com o segundo trimestre de 2021. Já o crédito imobiliário alcançou saldo de R$ 5,4 bilhões, crescimento de 57,4% em 12 meses.

| Foto: Paulo H. Carvalho/Agência Brasília

O BRB fechou o primeiro semestre com 4,7 milhões de clientes e presença em mais de 5 mil municípios brasileiros, 92% do território nacional, 39 países e todos os continentes | Foto: Paulo H. Carvalho/Agência Brasília

No crédito à pessoa jurídica, o crescimento foi, em 12 meses, de 50,5%, com saldo de R$ 2,5 bilhões. As operações de financiamento rural atingiram R$ 613 milhões, com aumento de 35,6% no mesmo período. Isso permitiu ao BRB manter a liderança no financiamento ao pequeno produtor rural, principalmente nos programas Pronaf e Pronamp. O crescimento das linhas de negócio permitiu que a carteira de crédito ampla chegasse ao saldo de R$ 25,5 bilhões, aumento de 36%.

[Olho texto=”“Os resultados do segundo trimestre do BRB demonstram o esforço da instituição em dar continuidade ao crescimento da carteira de crédito, controlar a inadimplência e manter em bons patamares o retorno aos acionistas”” assinatura=”Paulo Henrique Costa, presidente do BRB” esquerda_direita_centro=”direita”]

Merece destaque no período, ainda, o aumento da base de clientes em 133%. O BRB fechou o primeiro semestre com 4,7 milhões de clientes e presença em mais de 5 mil municípios brasileiros, 92% do território nacional, 39 países e todos os continentes. O número considera também os clientes do banco digital Nação BRB FLA, parceria inovadora e estratégica do banco com o Flamengo.

Com o desempenho observado no período, as receitas de intermediação financeira totalizaram cerca de R$ 1,4 bilhão no segundo trimestre de 2022, o que resulta em crescimento de 75,8% na comparação com o mesmo período do ano passado e 14,6% em relação ao primeiro trimestre de 2022. Neste montante, R$ 1 bilhão refere-se a receitas de crédito e R$ 377 milhões às operações com títulos de valores mobiliários.

“Os resultados do segundo trimestre do BRB demonstram o esforço da instituição em dar continuidade ao crescimento da carteira de crédito, controlar a inadimplência e manter em bons patamares o retorno aos acionistas. Ao mesmo tempo, obtivemos avanços importantes em uma agenda de transformação digital, melhoria de processos e reestruturação organizacional que têm dado sustentação à estratégia de expansão das atividades do banco para além do Distrito Federal. O desempenho dos últimos três anos permitiu ainda ao BRB buscar novos parceiros para complementar as linhas de negócios, diversificar as fontes de resultado e ampliar a base de clientes, como o caso recém-divulgado de possível parceria com o Banese”, afirma o presidente do BRB, Paulo Henrique Costa.

Crescimento das captações

As captações líquidas totalizaram R$ 32 bilhões, aumento de 42% no ano. Destaque para os depósitos a prazo que atingiram R$ 20,4 bilhões, crescimento de 45,6% na comparação com o ano anterior. O BRB venceu licitação na Bahia e passou a ser agente exclusivo de depósitos judiciais junto ao Tribunal de Justiça da Bahia, isso possibilitou que o saldo em depósitos judiciais atingisse R$ 8,6 bilhões e resultasse em crescimento de 214% na comparação com o segundo trimestre do ano passado.

Atendimento aos segmentos de clientes

Ainda no segmento judiciário, cabe destacar que o BRB se tornou uma referência na gestão dos depósitos judicias. O banco é a única instituição financeira do país a oferecer o PIX judicial que permite o pagamento de alvarás 24 por 7. O BRB remodelou o atendimento nos segmentos de atacado, governo, agronegócio e imobiliário voltado à produção com o lançamento de plataformas personalizadas.

Com o objetivo de oferecer uma melhor experiência aos clientes, o BRB também seguiu com a implementação do novo modelo de varejo, nova segmentação e ambiência inovadora nas agências. O novo modelo já rendeu ao BRB um prêmio internacional, o Muse Design Awards 2022.

[Olho texto=”“Obtivemos avanços importantes em uma agenda de transformação digital, melhoria de processos e reestruturação organizacional que têm dado sustentação à estratégia de expansão das atividades do banco para além do Distrito Federal”” assinatura=”Paulo Henrique Costa, presidente do BRB” esquerda_direita_centro=”direita”]

Agenda digital

O BRB Mobile segue como o principal canal utilizado pelos clientes, com 83% das transações realizadas. No período, foram implementadas novas funcionalidades no app para garantir maior usabilidade. Entre as novas funções, está a autorização de ordem de pagamento estrangeira de até US$ 10 mil.

Em junho de 2022, o BRB inaugurou seu escritório de inovação no Vale do Silício, fruto da parceria com a maior aceleradora de startups do mundo, a Plug and Play. O escritório é voltado para a execução de projetos que envolvem a melhoria da experiência do cliente, ganhos de eficiência operacional, melhor análise e processamento de dados (Big Data e Analytics).

Parcerias estratégicas

No ramo da distribuição de títulos e valores mobiliários, a parceria do BRB com a Genial Investimentos, firmada ainda em 2021, tem oferecido ao banco máxima capilaridade junto ao público investidor. No segundo trimestre de 2022, os resultados dessa operação cresceram 104%, tendo chegado aos R$ 3,25 bilhões de patrimônio administrado.

Na operação de corretagem de seguros, a BRB Seguros, empresa fruto da parceria do banco com a Wiz, permitiu ao BRB aprimorar seus canais de distribuição de produtos de seguridade, garantindo melhores ofertas aos clientes, o que resultou em R$ 159,4 milhões em prêmios, crescimento de 50,2%, na comparação com o trimestre anterior. A receita bruta da nova empresa totalizou R$ 66,3 milhões, aumento de 61% em relação ao primeiro trimestre de 2022.

Outra parceria importante se deu com a telecom paulista AmericaNet. Com o objetivo de oferecer soluções bancárias por meio de plataforma digital própria, foi criada a AmericaBRB. A nova plataforma digital visa fidelizar os clientes da operadora e incrementar o portfólio de produtos e serviços do BRB.

Com o objetivo de oferecer uma melhor experiência aos clientes, o BRB também seguiu com a implementação do novo modelo de varejo, nova segmentação e ambiência inovadora nas agências | Foto: Paulo H. Carvalho/Agência Brasília

ESG

A agenda de sustentabilidade do BRB, banco público e protagonista do desenvolvimento econômico, social e humano do DF, tem se consolidado como principal operador dos programas sociais do Distrito Federal, atendendo a mais de 146 mil pessoas. Já foram distribuídos R$ 221 milhões de benefícios em 2022. Outro destaque é a gestão do Plano de Saúde dos servidores do GDF, que conta com 57 mil beneficiários e já realizou 34 mil tratamentos, 1,3 milhão de exames realizados, 210 mil consultas e 9 mil internações.

[Olho texto=”Nas ações de proteção ambiental, o banco tem sua própria linha de crédito verde, que oferece tarifas diferenciadas ao produtor rural que observa uma série de normas de preservação ambiental” assinatura=”” esquerda_direita_centro=”direita”]

O BRB também movimentou R$ 14,3 bilhões com 3 programas — Supera, Acredita e Avança-DF — para impulsionar a economia do Distrito Federal. Lançados, respectivamente, em 2020, 2021 e 2022, os programas atenderam mais de 304 mil clientes, considerando pessoas físicas e jurídicas. O Avança se estendeu até 31 de agosto, atendendo a uma gama de clientes com alto grau de endividamento.

Por meio de seu Instituto, o BRB desenvolve iniciativas de apoio à comunidade em diversos campos de atuação. Neste segundo trimestre de 2022, a organização fortaleceu sua presença junto à população local, atuou em ações que foram desde projetos educativos ligados ao esporte, até o Projeto de Aceleração do Impacto Social (PAIS), em que o Instituto ajuda a treinar gestores e equipes técnicas de organizações sociais, tendo a temática da sustentabilidade econômica como tema gerador.

Nas ações de proteção ambiental, o banco tem sua própria linha de crédito verde, que oferece tarifas diferenciadas ao produtor rural que observa uma série de normas de preservação ambiental. O fechamento do Ano-Safra 21/22 registrou 20% do volume da carteira de crédito rural do BRB destinado a projetos sustentáveis. Além disso, o banco tem sua própria linha de crédito especialmente voltada à instalação de painéis fotovoltaicos pelo produtor rural.

[Olho texto=”A inadimplência encerrou o segundo trimestre de 2022 com 2,16%, o que representa redução de 1,2%, na comparação com o primeiro trimestre de 2022″ assinatura=”” esquerda_direita_centro=”direita”]

Meios de pagamento

As operações de cartão de crédito também foram destaque no segundo trimestre de 2022. A base de cartões (crédito, pré-pago e débito) totalizou R$ 1,3 milhão de plásticos ativos, crescimento de 3,9% em relação ao mesmo período do ano passado. Destaque para a base de cartões de crédito que atingiu 614 mil plásticos, aumento de 6,6% em relação ao segundo trimestre de 2021.

A carteira de crédito de cartões aumentou 47,5%, chegando ao saldo de R$ 1,4 bilhão na comparação do segundo trimestre de 2022 com o mesmo período do ano passado. Os negócios com cartões apresentaram faturamento de R$ 2,4 bilhões no segundo trimestre de 2022, crescimento de 30,7% em relação ao segundo trimestre de 2021.

Pelo segundo ano consecutivo, o BRB Visa DUX foi eleito o melhor cartão de crédito do país. Atualmente, 90% das vendas de cartões do banco são realizadas por meio digital.

Inadimplência

A inadimplência encerrou o segundo trimestre de 2022 com 2,16%, o que representa redução de 1,2%, na comparação com o primeiro trimestre de 2022. Destaque para o crédito recuperado pelo banco, que aumentou 91,7%, nos últimos 12 meses, superando a marca dos R$ 92 milhões.

Os ratings de menor risco de AA-C atingiram o patamar de 95,9% de participação na carteira em junho de 2022.

*Com informações do BRB