04/10/2022 às 15:54, atualizado em 07/10/2022 às 18:45

Bocas de lobo do Núcleo Bandeirante passam por limpeza

Durante a última semana de agosto a região administrativa foi contemplada com uma grande “faxina”

Por Catarina Lima, da Agência Brasília | Edição: Renata Lu

Brasília, 30 de agosto de 2022 – O Núcleo Bandeirante está preparado para enfrentar o longo período de chuvas que deve começar em outubro e seguir até abril do próximo ano. Para isso, uma parceria da administração regional da cidade com o GDF Presente dedicou a última semana de agosto para uma limpeza de toda a região administrativa.

De acordo com o administrador do Núcleo Bandeirante, Cláudio Márcio Oliveira, durante uma semana, 25 trabalhadores, sendo dez reeducandos do projeto Mãos Dadas e 15 servidores da administração, contaram com três caminhões, uma retroescavadeira e um caminhão pipa para limpar a cidade.

Três caminhões, uma retroescavadeira e um caminhão-pipa foram usados na limpeza da cidade | Divulgação/GDF Presente

“Deixamos o Núcleo Bandeirante mais bonito e pronto para o período de chuvas. Neste trabalho retiramos entulho e limpamos as bocas de lobo para evitar que mais tarde aconteçam alagamentos”, explicou o administrador. A administração, em parceria com o GDF Presente, percorreu os 504,67 hectares da cidade. De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a previsão para o Distrito Federal é que pancadas mais fortes de chuvas aconteçam no final de outubro e início de novembro.

[Olho texto=”“Durante a seca, muitas folhas caem, as pessoas fazem poda de plantas, por isso foi necessário fazer uma limpeza geral”” assinatura=”Anchieta Coimbra, coordenador do Polo Central 2 do GDF Presente” esquerda_direita_centro=”direita”]

O coordenador do Polo Central 2 do GDF Presente, que entre outras localidades cuida do Núcleo Bandeirante, Anchieta Coimbra, disse que toda a cidade foi vistoriada e limpa pela equipe. “Realizamos um trabalho de limpeza geral. Havia muitos galhos caídos e restos de materiais”, disse o coordenador.

Além da limpeza, os canteiros foram molhados por um caminhão-pipa, assim como toda a área verde, para que pudessem resistir à seca prolongada. “Durante a seca, muitas folhas caem, as pessoas fazem poda de plantas, era necessário esta limpeza”, ressaltou Anchieta.

O Núcleo Bandeirante conta com uma cobertura quase total de esgotamento sanitário (99,1%), de acordo com a Pesquisa Distrital por Amostra de Domicílios (Pdad). Ainda segundo a Pdad, 87,6% dos moradores disseram que a localidade onde moram é atendida por drenagem de água da chuva, conhecida por bocas de lobo.

Os canteiros foram molhados por um caminhão-pipa, assim como toda a área verde, para que pudesse resistir à seca prolongada| Divulgação/GDF Presente

Além do Núcleo Bandeirante, Park Way e o Riacho Fundo II passaram por limpeza e desobstrução das bocas de lobo para se preparar para as chuvas. No Plano Piloto, o serviço será executado no mês de setembro.

Bocas de lobo do Núcleo Bandeirante passam por limpeza