04/10/2022 às 14:53

Brasília recebe torneio internacional de tênis a partir desta sexta (7)

Etapa do ATP Champions Tour, o Brasília Champions terá a presença de grandes estrelas da modalidade, como o espanhol David Ferrer e o alemão Tommy Haas

Por Agência Brasília* | Edição: Claudio Fernandes

O Distrito Federal está de volta ao calendário do tênis mundial com a realização de uma das etapas do ATP Champions Tour, o Brasília Champions. O evento reúne grandes estrelas da modalidade, desta sexta-feira (7) a domingo (9), na Arena BRB, que vai inaugurar seu novo centro de tênis. O torneio é organizado pela Associação Brasiliense de Apoio ao Esporte (ABAE) com o apoio da Secretaria de Esporte e Lazer do Distrito Federal.

“O incentivo e o fomento ao esporte na nossa capital estão democratizando a prática de atividade física para todas as camadas da população. Além de confirmar que Brasília está preparada para eventos de grande porte, a competição oportuniza a integração dos alunos de nossos Centros Olímpicos e Paralímpicos com grandes nomes do tênis. Conhecer os ídolos de perto mostra como bons exemplos inspiram futuros promissores”, afirma a secretária de Esporte e Lazer, Giselle Ferreira.

Paralelamente ao ATP Champions Tour, ocorre na Arena BRB o Brasília Champions – Formando Campeões, um festival de tênis que reúne 400 crianças e adolescentes | Fotos: Kika Pereira/Divulgação

O ATP Champions Tour conta com alguns dos maiores tenistas da história que foram número 1 do mundo, chegaram à final de Grand Slam ou venceram uma partida de simples em Copa Davis. O Brasília Champions reunirá o espanhol David Ferrer, ex-número 3 do mundo, vencedor de 27 títulos na carreira e finalista de Roland Garros em 2013; o alemão Tommy Haas, ex-número 2 do mundo, com 15 títulos em 28 finais, além da medalha de prata nos Jogos Olímpicos de Sydney-2000.

[Olho texto=”“Será meu primeiro torneio depois de oficialmente aposentado. Vai ser bem legal jogar novamente no Brasil, especialmente porque estou morando nos Estados Unidos. Então, quero aproveitar muito o momento de estar jogando com a torcida brasileira, já estou treinando e focado para o torneio”” assinatura=”Rogério Dutra Silva, ex-tenista brasileiro que alcançou a 63ª colocação no ranking mundial” esquerda_direita_centro=”direita”]

“Estamos muito satisfeitos em trazer um evento para Brasília, pela primeira vez, que será o primeiro evento do ATP Champions Tour no Brasil em uma década. O nível de tênis competitivo no ATP Champions Tour proporcionará aos fãs de tênis em Brasília um espetáculo incrível. Brasília entra na nossa turnê, que já encantou os fãs em Delray Beach (EUA), Londres (Inglaterra) e Pula (Croácia) este ano, e estamos ansiosos para organizar um evento fantástico”, destaca o diretor do ATP Champions Tour, Nik Waugh.

Para participar do Brasília Champions, a organização do torneio convidou também dois grandes nomes do tênis brasileiro: o mineiro André Sá, ex-55 do mundo em simples e 17 em duplas, e o paulista Rogério Dutra Silva, ex- 63 do mundo em simples, que deixou o circuito profissional no início deste ano.

“Será meu primeiro torneio depois de oficialmente aposentado. Vai ser bem legal jogar novamente no Brasil, especialmente porque estou morando nos Estados Unidos. Então, quero aproveitar muito o momento de estar jogando com a torcida brasileira, já estou treinando e focado para o torneio”, contou Rogerinho.

Pelo sistema de disputa, o Brasília Champions terá dois times de três jogadores cada. Os jogadores se enfrentam em dois dias, 8 e 9 de outubro, em duas partidas de simples e uma dupla por dia. O campeão será o time com maior número de pontos. No dia 7 de outubro, serão realizados os treinos oficiais, com entrada gratuita para o público.

O Brasília Champions – Formando Campeões tem a proposta de atender 40 crianças por turno até quinta-feira (6); na sexta (7), uma clínica especial será ministrada pelos atletas que disputarão o Brasília Champions

Brasília Champions – Formando Campeões

Como forma de fomentar o acesso à prática esportiva educacional e potencializar Brasília como um polo de tênis, paralelamente à competição da ATP, é realizado também na Arena BRB, até domingo (9), o Brasília Champions – Formando Campeões, um festival de tênis que reúne 400 crianças e adolescentes dos Centros Olímpicos e Paralímpicos do Distrito Federal (COPs) das regiões administrativas de Estrutural, Planaltina, Samambaia e São Sebastião. Os alunos também terão interação com os jogadores do torneio.

[Olho texto=”Os alunos destaque serão selecionados para fazer parte da equipe de boleiros oficial do Brasília Champions, uma oportunidade de estar lado a lado com os grandes nomes do tênis mundial” assinatura=”” esquerda_direita_centro=”esquerda”]

A proposta é atender 40 crianças por turno até quinta-feira (6). Na sexta-feira (7) à tarde, uma clínica especial será ministrada pelos atletas que disputarão o Brasília Champions.

Além de toda a estrutura do Brasília Champions, o festival providenciará transporte para todos os alunos e professores/monitores dos Centros Olímpicos e/ou escolas públicas do DF, kit lanche, kit atleta com eco bag, camiseta e boné, equipe de atendimento e apoio, equipe e material técnico para os treinamentos, além de brindes para as gincanas.

Os alunos destaque serão selecionados para fazer parte da equipe de boleiros oficial do Brasília Champions, uma oportunidade de estar lado a lado com os grandes nomes do tênis mundial.

As 12 unidades dos COPs ofertam aos estudantes e à comunidade 587 vagas para o curso de tênis. As matrículas estão abertas e podem ser feitas nas secretarias das unidades ou neste link.