04/10/2022 às 15:23

Capacita DF abre mais 300 vagas em cursos, agora na 26 de Setembro

Pelo menos 600 pessoas já foram qualificadas pelo programa do GDF

Por Hédio Ferreira Júnior, da Agência Brasília | Edição: Chico Neto


Brasília, 24 de agosto de 2022 –
Se você está sem emprego, é maior de 18 anos, vive em situação de vulnerabilidade e quer se qualificar para o mercado de trabalho, é hora de se inscrever no Capacita 26. A terceira edição do programa de qualificação do Governo do Distrito Federal (GDF) vai ocorrer na Colônia Agrícola 26 de Setembro, oferecendo, desta vez, 300 vagas em cinco cursos profissionalizantes.

Cursos de merendeira estão entre as oportunidades oferecidas pelo programa | Foto: Paulo H. Carvalho/Agência Brasília

As inscrições estão abertas até o dia 28 deste mês, com 50 vagas para formação de copeiro ou copeira, 50 de agente de portaria, 50 de merendeiro ou merendeira, 50 de monitor ou monitora de transporte escolar e 100 para corte e costura. Tudo gratuito, sem taxa de matrícula nem mensalidade. Com duração de aproximadamente 80 horas/aula, os cursos começam entre 12 e 14 de setembro.

Para participar, é preciso ser brasileiro ou estrangeiro em situação regular no país, maior de idade, desempregado ou trabalhador informal e em situação de vulnerabilidade declarada. A preferência, desta vez, será para moradores da Colônia Agrícola 26 de Setembro – onde está sendo preparada a estrutura para os cursos – e de Taguatinga, Ceilândia, Estrutural e Vicente Pires. Mais informações e detalhes sobre a documentação necessária para se inscrever estão disponíveis no site da Secretaria de Trabalho (Setrab). 

Procura aumentou

De acordo com a diretora de Planejamento de Programas de Qualificação da Setrab, Djane Bento, é bom se inscrever logo, pois a adesão às matrículas está sendo grande. “Já formamos pelo menos 600 pessoas nas duas edições anteriores, com índices de evasão baixos, inferiores a 20%”, pontua. “Isso mostra a qualidade dos cursos oferecidos e a importância deles para a recolocação profissional”.

O GDF ainda oferece, por meio do programa Prospera DF, financiamentos pelo BRB para microempresários começarem seus próprios negócios. Os juros são de 3% ao ano, e o empréstimo pode ser quitado em até 36 prestações, sem IOF ou outras taxas. Os interessados devem apresentar um projeto com valores que vão de R$ 4,2 mil a R$ 83 mil, sujeitos à análise de aprovação.