04/10/2022 às 16:23, atualizado em 07/10/2022 às 20:07

Cápsula com documentos históricos é enterrada no obelisco em Planaltina

O objeto é feito de PVC e revestido de alumínio, com 76 cm de comprimento e 30 cm de diâmetro, e traz registros que vão contar um pouco da história atual de Brasília

Por Hédio Ferreira Júnior, da Agência Brasília | Edição: Carolina Lobo


Brasília, 5 de setembro de 2022 –
Ela tem formato de obelisco e no centenário da Independência do Brasil, nos idos de 1922, foi erguida para marcar o ponto de construção da nova capital do país. Neste 7 de setembro a Pedra Fundamental do Distrito Federal completa 100 anos e ganha na sua estrutura uma espécie de amuleto do futuro – e que deverá ser aberto no ano de 2122.

Feita de PVC e revestida de alumínio, a cápsula de 76 cm de comprimento e 30 cm de diâmetro contém objetos e registros que vão contar um pouco da história atual de Brasília. Há desde fotos, livros, documentos e um pen drive com sons de pássaros do Cerrado até cartas para o futuro escritas por alunos do ensino médio da cidade.

O administrador regional de Planaltina, Célio Rodrigues, com a cápsula de 76 cm de comprimento e 30 cm de diâmetro que contém fotos, livros, documentos e cartas de alunos do ensino médio | Fotos: Tony Oliveira/Agência Brasília

“É pura emoção imaginar que duas gerações vão ter acesso a um material tão simples, mas com tanta relevância, como as cartas das crianças para o futuro. Provavelmente esses meninos e meninas nem estejam mais aqui, mas isso será visto pelos seus filhos, netos ou sobrinhos”, comenta o secretário de Cultura e Economia Criativa, Bartolomeu Rodrigues. A iniciativa é da própria pasta, com a participação da Secretaria de Educação e da Administração Regional de Planaltina.

O secretário de Cultura e Economia Criativa, Bartolomeu Rodrigues, diz: “É pura emoção imaginar que duas gerações vão ter acesso a um material tão simples, mas com tanta relevância, como as cartas das crianças para o futuro”

Em forma piramidal, o obelisco está localizado no Morro do Centenário a 1.033 metros de altitude e 47º39? de longitude, a exatamente 10 km de Planaltina. Baseada no sonho de Dom Bosco, a Pedra Fundamental caracterizaria o ponto central do Brasil, entre os paralelos 15 e 20 graus.

É na mesma cidade, já no centro histórico, que também se localiza outra estrutura secular: a Igreja de São Sebastião, de aproximadamente 200 anos, contrastando com a idade real da localidade mais antiga do Distrito Federal, que em 19 de agosto completou 163 anos. “Enterrar essa cápsula na Pedra Fundamental é valorizar ainda mais esse marco do DF. Nosso objetivo é não deixar a história morrer e fortalecê-la ao longo dos anos”, afirma o administrador regional de Planaltina, Célio Rodrigues.

Os 100 anos da Pedra Fundamental serão celebrados com uma intensa programação, que começará com atividades ao amanhecer, além do aterramento da cápsula, encontro de atletas e contemplação do pôr do sol e da via láctea com telescópio à noite.

Cápsula com documentos históricos é enterrada no obelisco em Planaltina