04/10/2022 às 07:32, atualizado em 04/10/2022 às 10:44

Centro Especializado em Saúde da Mulher amplia serviços

Espaço recebeu aparelho para realizar ecografia nas pacientes em tratamento do câncer

Por Agência Brasília* I Edição: Débora Cronemberger

Brasília, 20 de julho de 2022 – Referência no atendimento à mulher, o Centro Especializado em Saúde da Mulher (Cesmu) recebeu um aparelho de ecografia e já iniciará o atendimento na próxima semana. A unidade realiza assistência médica e complementar ao público feminino em tratamento oncológico, além de prestar serviços de apoio às vítimas de violência e acolhimento de gestantes de alto risco.

[Olho texto=”Além de exames de imagem, o espaço oferece serviços de acupuntura, endocrinologia, ginecologia, homeopatia, mastologia, nutrição, psicologia e psiquiatria, entre outros” assinatura=”” esquerda_direita_centro=”direita”]

“Com esse equipamento podemos auxiliar mais nos diagnósticos, pois inclui um rol intenso de exames, aumentando nossa capacidade de obter informações de diversos órgãos, como fígado, pelve feminina, bexiga, entre outros. Teremos capacidade produtiva de 36 atendimentos por semana”, esclarece a gerente de Serviço da Atenção Secundária 2, Carla Camilo de Souza, responsável pelo centro. “Agora também recebemos mais um radiologista, aumentando nossa capacidade de atendimento.”

“Além do pré-natal, aqui eu faço acupuntura e tenho suporte psicológico”, diz Júlia Castro, grávida de gêmeos | Fotos: Tony Oliveira/Agência Brasília

Para ter acesso aos serviços no Cesmu é necessário que a paciente tenha sido encaminhada por uma unidade básica de saúde (UBS). Entre as pacientes, há moradoras de todo o Distrito Federal. Júlia Castro, grávida dos gêmeos Lorran e Lara, foi encaminhada para atendimento no Cesmu desde a 20ª semana de gestação. “Minha gravidez é de risco. Além do pré-natal, aqui eu faço acupuntura e tenho suporte psicológico”, explica.

Os atendimentos também contemplam mulheres maiores de 18 anos diagnosticadas com câncer.

Além de exames de imagem, o espaço oferece serviços de acupuntura, endocrinologia, ginecologia, homeopatia, mastologia, nutrição, psicologia e psiquiatria, entre outros. A unidade conta com 12 consultórios e outras salas de atendimento para exames, laudo, acolhimento, procedimentos e vacinas.

O horário de funcionamento é de segunda a sexta-feira – exceto feriados -, das 7h às 12h e das 13h às 18h. A farmácia funciona das 8h às 12h, nos dias úteis.

*Com informações da Secretaria de Saúde

Centro Especializado em Saúde da Mulher amplia serviços