04/10/2022 às 14:18

Chamamento público é reaberto para empresas interessadas no Wi-Fi Social

Empresários poderão se inscrever em projeto que amplia o acesso à internet e já atende 95 pontos em áreas públicas do DF

Por Hédio Ferreira Júnior, da Agência Brasília | Edição: Renata Lu

Brasília, 18 de agosto de 2022 – O Governo do Distrito Federal (GDF) abre um novo chamamento público para a adesão de empresas provedoras de internet interessadas em participar do Wi-Fi Social. O programa que leva sinal gratuito a pontos turísticos e a regiões de baixa renda de Brasília já está em 95 pontos de grande circulação de pessoas em 31 regiões administrativas do DF, desde 2019. Atualmente, cinco empresas fazem parte do programa.

O tempo de conexão máximo por sessão é de 30 minutos, renováveis pelo mesmo período| Foto: Vinícius de Melo/Agência Brasília

Na rodoviária do Plano Piloto, as operadoras oferecem o serviço, que também está em praças e parques, no BRT, no Na Hora, em unidades de pronto atendimento (UPAs), em escolas, bibliotecas e hospitais públicos. Até o Jardim Zoológico de Brasília conta com o Wi-Fi Social.

“O sinal de internet gratuito ajuda a população com o pacote de dados limitado – ou sem ele – nos estudos, no trabalho, na baixa de documentos e até na comunicação com amigos e parentes”, conta o diretor de Ações e Projetos da Secretaria de Ciência e Tecnologia, Bruno Limeira.

Não há recursos públicos envolvidos na parceria do GDF com as provedoras de internet. A exploração do espaço público para o fornecimento do serviço tem como contrapartida a exploração de propaganda que o usuário precisa assistir ao fazer o cadastro e acessar a rede – que não exige senha, apenas a configuração. O tempo de conexão máximo por sessão é de 30 minutos, renováveis pelo mesmo período.

“Nesse modelo, ninguém paga ninguém. Vendemos espaços de anúncio e concedemos o sinal, o que é lucrativo e nos permite fornecer internet de graça ao cidadão, que muitas vezes não tem recursos para pagar por ela”, explica o gerente operacional da MOBTV, Ari Virgínio. A empresa faz parte do programa desde a implantação.

Como participar

As empresas interessadas em aderir ao programa deverão protocolar o pedido de credenciamento junto à Comissão Especial de Credenciamento por meio do e-mail wifisocialdf@secti.df.gov.br. A solicitação também pode ser feita diretamente na Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação, nas salas 1413/15, no 14º andar do anexo do Palácio do Buriti. O horário de atendimento é de segunda a sexta-feira, das 9h às 12h e das 14h às 17h.

O ofício deve estar em papel timbrado e dirigido à Comissão Especial de Credenciamento, com e-mail e telefones de contato, subscrito por responsável legal, juntamente com os documentos de qualificação exigidos no Edital de Credenciamento 01/2021 – Secti.