Fale com o Governo Ações em Destaques

4/10/22 às 09:26

Chamamento público é reaberto para empresas interessadas no Wi-Fi Social

Empresários poderão se inscrever em projeto que amplia o acesso a internet e já atende 93 pontos em áreas públicas do DF

Hédio Ferreira Júnior, da Agência Brasília | Edição: Renata Lu

Brasília, 28 de julho de 2022 – O Governo do Distrito Federal (GDF) abre um novo chamamento público para a adesão de empresas provedoras de internet interessadas em participar do Wi-Fi Social. O programa que leva sinal gratuito a pontos turísticos e a regiões de baixa renda de Brasília já está em 93 pontos de grande circulação de pessoas em 31 regiões administrativas do DF, desde 2019. Atualmente, cinco empresas fazem parte dessa iniciativa.

Não há recursos públicos envolvidos na parceria do GDF com as provedoras de internet. A exploração do espaço público para o fornecimento do serviço tem como contrapartida a produção de propaganda a que o usuário precisa assistir ao fazer o cadastro e acessar a rede

Só na Rodoviária do Plano Piloto, cinco operadoras oferecem o serviço, também presente em praças, parques, no BRT, Na Hora, em unidades de pronto atendimento (UPAs), escolas, bibliotecas e hospitais públicos. Até o Jardim Zoológico de Brasília conta com Wi-Fi Social. O sinal de internet gratuito ajuda a população com o pacote de dados limitado – ou até sem esse recurso – nos estudos, no trabalho, na baixa de documentos e ainda na comunicação com amigos e parentes.

Não há recursos públicos envolvidos na parceria do GDF com as provedoras de internet. A exploração do espaço público para o fornecimento do serviço tem como contrapartida a produção de propaganda a que o usuário precisa assistir ao fazer o cadastro e acessar a rede – que não exige senha, apenas a configuração. O tempo de conexão máximo por sessão é de 30 minutos, renováveis pelo mesmo período.

“Nesse modelo, ninguém paga ninguém”, explica o gerente operacional da MOBTV, Ari Virgínio. “Vendemos espaços de anúncio e concedemos o sinal, o que é lucrativo e nos permite fornecer internet de graça ao cidadão que muitas vezes não tem recursos para pagar por ela”. A empresa faz parte do programa desde a sua implantação.

As empresas interessadas em aderir ao Wi-Fi Social deverão protocolar o pedido de credenciamento junto à Comissão Especial de Credenciamento por meio do e-mail wifisocialdf@secti.df.gov.br. A solicitação também pode ser feita diretamente na Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), nas salas 1413/15 , 14º andar do anexo do Palácio do Buriti. O horário de atendimento é de segunda à sexta-feira, das 9h às 12h e das 14h às 17h.

O ofício deve estar em papel timbrado e dirigido à Comissão Especial de Credenciamento, com e-mail e telefones de contato, subscrito por responsável legal, além dos documentos de qualificação exigidos no Edital de Credenciamento.

Últimas Notícias