04/10/2022 às 17:06, atualizado em 10/10/2022 às 15:06

Começa pavimentação asfáltica da marginal sul do Túnel de Taguatinga

A aplicação da primeira camada de asfalto, com cerca de 5 cm de espessura, foi iniciada nesta quinta-feira (15)

Por Carolina Caraballo, da Agência Brasília | Edição: Carolina Lobo


Brasília, 15 de setembro de 2022 –
Começou a ser asfaltada a marginal sul do Túnel de Taguatinga. Nesta quinta-feira (15), 440 metros da pista receberam a primeira de três camadas da capa asfáltica.

As marginais sul e norte do Túnel de Taguatinga ladeiam o boulevard que vai ocupar a parte superior da passagem subterrânea. Com duas faixas de rolamento em cada uma, as pistas ficarão paralelas à via criada exclusivamente para o BRT.

A pavimentação asfáltica é a última etapa antes da entrega da via | Foto: Paulo H Carvalho/Agência Brasília

“O lado norte ainda levará um tempinho para ser feito”, comenta o engenheiro Eduardo Guimarães. “Precisaremos encontrar uma via alternativa para o tráfego no sentido Brasília-Ceilândia enquanto a marginal estiver sendo construída.”

A pavimentação asfáltica é a última etapa antes da entrega da via. Primeiro, a pista recebeu uma camada de brita graduada simples (BGS), mistura de pó com brita usada como base para pavimentos. Depois, os operários fizeram a imprimação.

“É um banho de piche aplicado na base compactada para aumentar a aderência do asfalto”, explica Guimarães. “Com a imprimação concluída, aplicamos três camadas de asfalto, cada uma com 5 cm de espessura”, finaliza.?

O trecho, que fará a conexão da Avenida Comercial à Estrada Parque Taguatinga (EPTG), tem previsão de ser liberado para o trânsito de veículos em 30 de setembro.

Começa pavimentação asfáltica da marginal sul do Túnel de Taguatinga