04/10/2022 às 16:42, atualizado em 09/10/2022 às 14:32

Concluída passagem no sentido Ceilândia-Plano Piloto do Túnel de Taguatinga

O trecho agora está ligado de ponta a ponta. Próximo trabalho é a conclusão da pavimentação

Por Adriana Izel e Carolina Caraballo, da Agência Brasília | Edição: Renata Lu

Brasília, 9 de setembro de 2022 – Terminou nesta sexta-feira (9) a escavação de uma das passagens subterrâneas do Túnel de Taguatinga. O serviço consistia na remoção de cerca de 40 metros de terra que separavam uma ponta do túnel à outra.

Com a finalização do trabalho, o trecho que será utilizado pelos veículos que saem de Ceilândia com destino ao Plano Piloto agora se conecta de um lado ao outro.

Com o fim da escavação, o túnel passará pela etapa de pavimentação | Foto: Paulo H. Carvalho/Agência Brasília

Durante a tarde de quinta-feira e a manhã de sexta-feira, uma escavadeira e uma retroescavadeira ficaram responsáveis pelo serviço. Antes da escavação, foram feitos 1.066 metros de lamelas (paredes de diafragmas) para suportar o túnel e a laje de cobertura. Todo o material da escavação invertida é reaproveitado em outras fases da obra, como a compactação do boulevard e da pista do BRT.

[Olho texto=”Com a finalização do trabalho, o trecho que será utilizado pelos veículos que saem de Ceilândia com destino ao Plano Piloto agora se conecta de um lado ao outro” assinatura=”” esquerda_direita_centro=”direita”]

Com o fim da escavação, o túnel passará pela etapa de pavimentação. “O pavimento rígido do trecho estará concluído até o dia 30 de setembro”, adiantou o engenheiro Eduardo Guimarães. Apesar disso, o trecho ainda não será liberado para o trânsito de veículos. “Faltará a instalação dos itens de segurança, como luminárias e ventiladores”, completa.

Já a passagem que fará o sentido Plano Piloto-Ceilândia ainda está na penúltima etapa da escavação, iniciada em 24 de agosto. Por isso, ainda não é possível estipular a data para o trecho também ser totalmente aberto.

Com o objetivo de oferecer uma alternativa aos moradores de Taguatinga, Ceilândia, Sol Nascente/Pôr do Sol e Samambaia, o Túnel de Taguatinga vai beneficiar 137 mil motoristas. Foram investidos R$ 275,7 milhões, recursos provenientes de financiamento firmado pelo Governo do Distrito Federal e a Caixa Econômica Federal. A obra conta com 400 operários envolvidos na construção.

Concluída passagem no sentido Ceilândia-Plano Piloto do Túnel de Taguatinga