04/10/2022 às 17:08, atualizado em 10/10/2022 às 11:55

Concluídas as escavações de vias do Túnel de Taguatinga

A passagem subterrânea que vai ligar o Plano Piloto a Ceilândia agora está conectada de ponta a ponta

Por Adriana Izel, da Agência Brasília | Edição: Saulo Moreno


[Olho texto=”“Com a terra removida será feito o reaterro sobre a laje para a pavimentação da parte superior”” assinatura=”Carlos Miguel Cideira, mestre geral da obra” esquerda_direita_centro=”direita”]

Brasília, 16 de setembro de 2022 – A “luz no fim do túnel” finalmente apareceu. As duas passagens subterrâneas que vão cortar a região central de Taguatinga estão conectadas de ponta a ponta. Nesta sexta-feira (16) foram removidos os últimos sete metros de terra que ficavam no meio da via que vai ligar o trânsito entre o Plano Piloto a Ceilândia.

O trabalho realizado nesta sexta-feira removeu os últimos sete metros de terra que ainda havia no meio da via subterrânea no sentido Ceilândia-Plano Piloto | Fotos: Tony Oliveira / Agência Brasília

A remoção contou com uma escavadeira hidráulica, que fez o trabalho em menos de 15 minutos. O mesmo serviço foi feito uma semana antes no outro lado da via, a que fará a conexão no sentido Ceilândia-Plano Piloto.

“Foram retirados sete metros de altura de terra e ainda vamos retirar mais um metro”, explica o mestre geral, Carlos Miguel Cidreira. “Com a terra removida será feito o reaterro sobre a laje para a pavimentação da parte superior”, completa.

Com a retirada da terra, será possível avançar com os trabalhos de aplicação do concreto magro e construção das lajes de fundo, necessários para a pavimentação rígida

A conclusão da escavação permitirá o avanço dos trabalhos de aplicação do concreto magro e construção das lajes de fundo, necessários para a pavimentação rígida. Em seguida serão feitos os acabamentos e a instalação dos itens de segurança, como ventiladores e exaustores.

A obra do Túnel de Taguatinga vai beneficiar 137 mil motoristas que transitam pela área central da região administrativa. O investimento é de R$ 275,7 milhões, recursos de financiamento formado pelo Governo do Distrito Federal e a Caixa Econômica Federal.

Concluídas escavações de vias do Túnel de Taguatinga