04/10/2022 às 16:07

Confira a programação do Cine Brasília para o mês de setembro

Espaço se prepara para oficializar abertura em outubro com filmes sobre Dom Pedro I e a cultura da mentira

Por Lúcio Flávio, da Agência Brasília | Edição: Carolina Lobo


Brasília, 1º de setembro de 2022 – 
Prestes a ocorrer a abertura oficial, na segunda semana de outubro, com a exibição de filmes que são destaques no circuito cinematográfico, o Cine Brasília reabre as portas ao público com uma programação variada de estreias e pré-estreias de filmes com entrada gratuita. O destaque fica por conta do aguardadíssimo drama histórico A Viagem de Pedro, que lança um olhar intimista sobre a vida do primeiro monarca brasileiro, vivido nas telas pelo galã Cauã Reymond. Os horários são nesta quinta-feira (1º), às 16h30 e 21h; e nesta sexta-feira (2), às 16h30 e 20h30.

“Tinha desejo de falar sobre um Brasil de tempos atrás, mas com olhar contemporâneo. Quando a data se aproximou, não deu para fingir que não estava acontecendo. A ideia nunca foi a de reverenciar Pedro, tem que ser motivo de reflexão”, disse a diretora Laís Bodanzky, em entrevista à imprensa.

A Viagem de Pedro está em cartaz nesta quinta-feira (1º), às 16h30 e 21h; e nesta sexta (2), às 16h30 e 20h30 | Fotos: Divulgação

Paulista de São José dos Campos que consolidou a carreira de cineasta em Brasília, José Eduardo Belmonte volta à cidade e à sala de cinema que o projetou como realizador com a comédia de episódios O Auto da Boa Mentira. Baseado em texto do consagrado escritor e dramaturgo Ariano Suassuna, o filme, exibido em única sessão nesta quinta-feira (1º), às 19h, traz um olhar irônico sobre a cultura da mentira tão presente na sociedade brasileira. Um dos roteiristas do projeto é o cineasta João Falcão.

“Achei muito prazeroso e complexo de fazer porque, de certa forma, foi o encontro de dois universos: o do João Falcão, com seu jeito de contar histórias adaptadas do Ariano, numa abordagem diferente, como cronista urbano, dois tipos de humores que se alinharam para construir essa história”, observa o diretor de obras como Alemão (2014) e A Concepção (2006). “Estou achando ótimo voltar para o Cine Brasília, que foi o cinema que me formou e foi onde eu decidi fazer cinema vendo os filmes que eu assistia ali, então é muito especial”, confessa.

Marte Um, de Gabriel Martins, será exibido nesta semana e também no feriado de 7 de setembro

Fecha a programação o drama mineiro Marte Um, de Gabriel Martins, que será exibido nesta quinta-feira (1º), às 14h30, e sexta-feira (2), às 14h30 e 18h30, voltando a ser exibido no espaço no feriado de 7 de setembro, no mesmo horário. Na trama, as peripécias urbanas de uma família negra de classe média baixa na periferia de Contagem (MG). “É uma história sobre uma família brasileira, negra, periférica, lidando com sonhos e obstáculos”, comenta o diretor. “Estar no Cine Brasília é uma honra enorme, um lugar onde já exibimos outros trabalhos, inclusive no Festival de Brasília, um espaço que nos honra muito”, conta.