04/10/2022 às 18:09

Crianças de 3 e 4 anos terão vacina contra covid nesta quarta (28)

Imunizante estará disponível em mais de 70 unidades de saúde da rede pública. Vacinação para quem tem mais de 5 anos continua no DF

Por Agência Brasília* | Edição: Rosualdo Rodrigues

Brasília, 27 de setembro de 2022 – A vacinação para crianças de 3 e 4 anos contra a covid-19 será retomada nesta quarta-feira (28) no Distrito Federal. Mais de 70 pontos de imunização estarão disponíveis das 8h às 17h. Os pais ou responsáveis devem levar documento de identificação e carteira de vacinação. Acesse aqui a lista completa dos locais.

O retorno da vacinação será possível porque hoje (27) a Secretaria de Saúde recebeu 14.250 doses de CoronaVac, enviadas pelo Ministério da Saúde. Este é o único imunizante autorizado no Brasil para aplicação no público dessa faixa etária.

[Olho texto=”“Já fizemos uma solicitação ao Ministério da Saúde pedindo mais 50 mil doses de CoronaVac”” assinatura=”Tereza Pereira, gerente da Rede de Frio” esquerda_direita_centro=”direita”]

O Distrito Federal tem uma população estimada de 77.663 crianças de 3 e 4 anos. Entre julho e agosto, 3.010 receberam a primeira dose e 560 completaram o ciclo vacinal de duas doses.

A gerente da Rede de Frio, Tereza Pereira, explicou que as doses de CoronaVac já foram distribuídas para as unidades básicas de saúde (UBSs) e serão destinadas para as crianças de 3 a 4 anos. “Já fizemos uma solicitação ao ministério pedindo mais 50 mil doses de CoronaVac”, explica. A Secretaria de Saúde vai garantir a primeira e a segunda dose para todo o público.

Crianças de 5 a 11 anos recebem a vacina pediátrica da Pfizer. Dos 12 aos 17 anos, é aplicado o imunizante da Pfizer. Para a população com mais de 18 anos, é possível escolher entre Pfizer, AstraZeneca ou Janssen. A Rede de Frio conta hoje com mais de 80 mil doses de todos os imunizantes no estoque. Desde o início da campanha de vacinação contra a covid-19, em 19 de janeiro de 2021, foram mais de 7 milhões de imunizantes aplicados no DF.

*Com informações da Secretaria de Saúde do DF