04/10/2022 às 17:03

Curso incentiva cultivo de plantas comestíveis não convencionais

Nutricionista da Emater-DF apresenta a diversidade das plantas tradicionais a produtores rurais de diferentes regiões do Distrito Federal

Por Agência Brasília* | Edição: Rosualdo Rodrigues


Brasília, 15 de setembro de 2022 –
Com objetivo de apresentar oportunidades de cultivo e comercialização de plantas com alto valor nutritivo, a Emater-DF ofereceu um curso sobre plantas alimentícias não convencionais (PANCs) para cerca de 20 produtores rurais de diferentes regiões do Distrito Federal. A atividade, composta de partes teórica e prática, contou ainda com a elaboração de um almoço à base de vegetais diversificados e terminou com uma visita a um mercado orgânico.

No curso, os participantes aprendem como identificar plantas não convencionais e a importância de consumi-los | Fotos: Divulgação Emater-DF

De acordo com a nutricionista Danielle Amaral, da Emater-DF, plantas como ora-pro-nóbis, caruru, serrália e vinagreira, entre outras, nascem quase espontaneamente nos quintais e muitas vezes são tratadas como ervas daninhas. “São produtos altamente nutritivos, ricos em vitaminas, proteínas e minerais”, enumera. “A ora-pro-nóbis possui 24% de proteínas, enquanto a alface tem 1,6%”, compara.

[Olho texto=”Além de proporcionar uma alimentação saudável, as PANCs podem ser uma alternativa de renda para o agricultor familiar” assinatura=”” esquerda_direita_centro=”direita”]

Danielle acrescenta que o trabalho da Emater-DF, além de auxiliar o produtor nas questões técnicas e econômicas da atividade, tem um olhar especial para a segurança alimentar. “Por isso, o curso foi pensado da produção à comercialização, passando pelo aproveitamento de alimentos de baixo custo”, explica a nutricionista.

Além de proporcionar uma alimentação saudável, as PANCs podem ser uma alternativa de renda para o agricultor familiar. “Em Brasília, existe um mercado consumidor atento a esse nicho, disposto a pagar a mais por alimentos alternativos e mais nutritivos”, observa Danielle Amaral.

O curso foi realizado nos dias 14 e 15 de setembro, no Centro de Formação Tecnológica e Desenvolvimento Profissional da Emater-DF.  No primeiro dia, os participantes abordaram os conceitos de plantas não convencionais, como identificar e a importância do consumo. No segundo dia foram produzidas várias receitas saborosas com os ingredientes, como um pão de ora-pro-nóbis, arroz de vinagreira, farofa de moringa, almôndega de banana — utilizando a casca da fruta — e um antepasto de umbigo da bananeira.

*Com informações da Emater-DF