04/10/2022 às 17:33, atualizado em 10/10/2022 às 14:44

Depois de creche e academia, servidor tem espaço para almoço e relaxamento

Com refeitório equipado, sala de massagens, jogos, música e até terapia, área de 1.320 m² se prepara para oferecer também serviços de salão de beleza e barbearia

Por Hédio Ferreira Júnior, da Agência Brasília | Edição: Saulo Moreno

Entre os ambientes do Espaço Qualidade de Vida está a sala com mesas de sinuca, onde os servidores podem descontrair antes de voltar ao trabalho depois do almoço | Fotos: Paulo H Carvalho / Agência Brasília

Brasília, 22 de setembro de 2022 – Você sobe as escadas do 15º para o 16º andar do Anexo do Palácio do Buriti e dá de cara com um espaço novo: uma área de 1.320 m² onde há sala de descompressão e automassagem, um canto de leitura, uma salinha para ouvir música, outra para meditar, além de um espaço com mesas de sinuca e máquinas de fliperama. Um elevador portátil foi instalado para atender pessoas com necessidades especiais de locomoção.

Junte a isso um refeitório com 94 lugares e copa de apoio com pias, três geladeiras, oito fornos de micro-ondas e uma vista privilegiada de alguns dos postais de Brasília. Está ali o novo ambiente destinado aos servidores públicos, desde 2 de setembro de 2022, mais uma iniciativa do Governo do Distrito Federal (GDF) para atender os funcionários: o Espaço Qualidade de Vida.

Aberto de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h, o local de relaxamento e convivência faz parte do Plano Distrital de Qualidade de Vida para servidores, colaboradores e terceirizados do Executivo e se junta a outras iniciativas já em atividade, como a creche e a Academia Buriti. Tudo é gerido pela Secretaria Executiva de Valorização e Qualidade de Vida, ligada à Secretaria de Economia.

A subsecretária de Valorização do Servidor da Secretaria de Qualidade de Vida, Tânia Monteiro, diz que “um espaço como esse é para valorizar e cuidar de quem cuida da administração pública do Distrito Federal”

Há ainda um espaço de acolhimento, destinado ao atendimento especializado em psicologia e sala de atendimento multidisciplinar. Uma recepcionista atende os visitantes e há brigadistas em todo o expediente para atendimentos de emergência. Ainda, uma grande sala de inovação para apresentação de projetos e reuniões e uma outra novidade: está em fase de licitação a instalação de um salão de beleza, de uma barbearia e de máquinas de autosserviço com lanches e bebidas não alcoólicas.

“Passamos mais tempo no trabalho do que em casa e um espaço como esse é para valorizar e cuidar de quem cuida da administração pública do Distrito Federal”, explica a subsecretária de Valorização do Servidor da Secretaria de Qualidade de Vida, Tânia Monteiro. Ela conta que um regulamento de uso e conservação do espaço está sendo elaborado.

Para quem gosta de ler, o canto da leitura estimula a produtividade

Mais disposição

Com lancheira de almoço e o livro Doze Homens Extraordinariamente Comuns na mão, o servidor Alexandre Natan visitava o espaço pela primeira vez. Surpreso, ele demonstrava empolgação para fazer dali um local de convivência no intervalo do expediente. “Estou amando esse lugar, é maravilhoso! Ele estimula a produtividade porque a gente descansa”, avalia.

Quem também se sente empolgado e mais estimulado para retomar as atividades ao almoçar é Caio Pires, também servidor do GDF. Até o mês de agosto, sua rotina se resumia a comer e voltar para a mesa de trabalho. “Agora, não. Eu como e venho jogar uma sinuquinha com meus amigos. A gente fica até mais feliz em vir para o trabalho e volta do almoço com mais ânimo.”

Depois de creche e academia, servidor tem espaço para almoço e relaxamento