04/10/2022 às 16:32, atualizado em 05/10/2022 às 23:26

DF mantém saldo positivo na geração de empregos pelo sétimo mês consecutivo

Entre janeiro e julho deste ano, foram criados 33.222 novos postos em Brasília, segundo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados. GDF incentiva capacitação profissional da população e intermedeia contratações

Por Catarina Loiola, da Agência Brasília | Edição: Carolina Lobo

Brasília, 7 de setembro de 2022 – Os investimentos em formação de mão de obra qualificada, por parte do Governo do Distrito Federal (GDF), estão dando resultados. Levantamento recente do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), do Ministério do Trabalho e Previdência, informa que a capital federal manteve o saldo positivo pelo sétimo mês consecutivo na geração de empregos. O último registro negativo ocorreu em dezembro de 2021.

[Olho texto=”“Temos atuado no sentido de exonerar algumas empresas de impostos, incentivar a vinda de investimentos para o Distrito Federal em relação às áreas de desenvolvimento econômico e capacitar firmemente as pessoas para o mercado produtivo”” assinatura=”Ivan Alves dos Santos, secretário adjunto do Trabalho” esquerda_direita_centro=”direita”]

Entre janeiro e julho deste ano, foram registrados 33.222 novos empregos – mais do que no mesmo período do ano passado, quando o total chegou a 32.600 postos. O setor de serviços foi destaque no número de carteiras assinadas, com a criação de 24 mil novas oportunidades.

O secretário adjunto de Trabalho, Ivan Alves dos Santos, atribui esses números a ações do governo que visam a valorização da força de trabalho brasiliense. “Temos atuado no sentido de exonerar algumas empresas de impostos, incentivar a vinda de investimentos para o Distrito Federal em relação às áreas de desenvolvimento econômico e capacitar firmemente as pessoas para o mercado produtivo”, explica.

O setor de serviços foi destaque no número de carteiras assinadas, com a criação de 24 mil novas oportunidades | Foto: Joel Rodrigues/Agência Brasília

Programas de governo

Dois programas de qualificação profissional foram implementados pela Secretaria de Trabalho (Setrab) sob essa perspectiva: RenovaDF e QualificaDF. “Estamos atentos à geração de emprego e renda como forma de dar dignidade às pessoas em situação de vulnerabilidade social, desalentados e desempregados”, acrescenta o secretário adjunto.

O RenovaDF foi lançado em maio de 2021 para promover formação profissional à população, ao mesmo tempo em que equipamentos e espaços públicos são reformados. Mais de 5,2 mil alunos já se formaram no programa que une teoria e prática. Além disso, mais de mil equipamentos passaram pelo processo de reforma, entre praças, quadras poliesportivas, parques infantis, jardins e calçadas. Há ainda dois mil alunos cursando o sexto ciclo, com formatura prevista para 14 de setembro.

A iniciativa oferece auxílio no valor de um salário mínimo para os participantes, além de vale-transporte e seguro contra acidentes pessoais. O ciclo aborda técnicas de alvenaria, carpintaria, elétrica, hidráulica, jardinagem, paisagismo, pintura, serralheria e segurança no ambiente de trabalho.

Por sua vez, o QualificaDF, lançado em agosto de 2020, promove cursos profissionalizantes gratuitos nas áreas de agronegócio, comércio, serviços, saúde e informática – escolhidos a partir de análise sobre as vagas que mais aparecem no banco de intermediação das agências do trabalhador do DF. Hoje, 16 mil alunos participam do programa.

Após a formação nos dois programas, o cidadão, caso esteja em busca de uma oportunidade, é encaminhado para uma agência do trabalhador. São 14 postos no Distrito Federal, que auxiliam os candidatos na busca pelo tão sonhado emprego.

De acordo com Santos, a capacitação profissional gera maior assertividade no preenchimento de vagas que, por vezes, podem ficar abertas por longos períodos devido à escassez de mão de obra qualificada. “O objetivo nosso é a inserção no mercado de trabalho. Não somente a qualificação pela qualificação. Antigamente, para cada 26 pessoas encaminhadas, preenchíamos uma vaga. Hoje, a cada 14 pessoas, preenchemos uma vaga”, afirma.

Esperança

O programa RenovaDF e QualificaDF geram impactos diretos na vida de todos os envolvidos. É o caso da brasiliense Janaína da Silva Moreira, 30 anos, que foi contratada como instrutora no primeiro ciclo do programa, em maio de 2021. “Melhorou muito a minha vida. Tinha quatro anos que não trabalhava com carteira assinada, só fazia freelas como maquiadora, mesmo tendo formação como mestre de obras”, conta.

Já o estudante André Oliveira, 24 anos, está na busca pelo primeiro emprego. Ele, que é portador de autismo, almeja uma vaga na área de tecnologia, em funções como manutenção de computadores e instalação de softwares.

Na última quinta-feira (1º), ele foi à agência do trabalhador da 511 Norte e se deparou com uma lista variada de oportunidades, além de um tratamento cuidadoso e assertivo. “Estou com muita expectativa. Me mostraram muitas vagas que se encaixam no meu perfil. Foi um atendimento muito bom e espero que me chamem logo para uma entrevista”, diz o brasiliense.

Acesso

Para se candidatar a uma vaga nas agências do trabalhador, o interessado deve cadastrar o currículo por meio do aplicativo Sine Fácil ou comparecer a uma unidade. O funcionamento é de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. Acesse aqui o quadro de vagas disponíveis, além do telefone para contato e endereço das agências. Há vagas para nível superior.