04/10/2022 às 16:07

DF tem participação histórica nos Jogos Universitários deste ano 

A delegação da capital federal contará com 243 integrantes; partidas serão realizadas entre os dias 18 e 25

Por Agência Brasília* | Edição: Chico Neto


Brasília, 1º de setembro de 2022
– O Distrito Federal participará dos Jogos Universitários Brasileiros (JUBs) 2022, que ocorrem entre os dias 18 e 25 deste mês, com 243 integrantes de 14 instituições de ensino superior – a maior participação da capital na competição. Pelo segundo ano consecutivo realizados em Brasília, os JUBs têm a previsão de receber mais de 7 mil participantes, entre atletas e comissões técnicas de todas as regiões do país.

Este é o segundo ano em que os jogos são realizados na cidade | Foto: Divulgação/SEL

A organização é da Confederação Brasileira do Desporto Universitário (CBDU), com apoio institucional e logístico do Governo do Distrito Federal (GDF), por meio da Secretaria de Esporte e Lazer (SEL). São 25 locais para as competições, que vão distribuir 2.200 medalhas e 200 troféus. Este ano, a expectativa é movimentar cerca de R$ 12 milhões na economia local, com 35 mil hospedagens e mais de 60 mil refeições.

“O esporte universitário do Distrito Federal vem crescendo exponencialmente nos últimos anos; esse é o resultado direto da iniciativa de trazer para a capital grandes eventos esportivos como os JUBs”, afirma a titular da SEL, Giselle Ferreira. “Estamos com as expectativas elevadas e ansiosos para receber o segundo ano consecutivo dos jogos.”

Destaques

A equipe local, coordenada pela Federação do Esporte Universitário do Distrito Federal (Fesu), disputará medalhas em 23 das 26 modalidades esportivas presentes na competição. No ano passado, o DF conquistou 20 medalhas: oito de ouro, cinco de prata e sete de bronze, em oito modalidades, entre coletivas e individuais.

Uma das medalhas douradas veio do wrestling. Ana Luiza Pereira França, estudante de 22 anos da Faculdade Estácio, conquistou o topo do pódio na categoria até 62 kg. “Estou ansiosa para a competição”, diz. “Ano passado, obtive um excelente resultado: fui campeã em todas as lutas sem tomar um ponto sequer durante os embates e ainda ganhei o prêmio de atleta destaque da competição. Espero que este ano seja ainda melhor”.

O atleta de xadrez e estudante da UnB Ygor Souza, 22, está com agenda cheia neste mês. O atleta vai representar o Brasil no Campeonato Mundial de Xadrez Universitário na Antuérpia (Bélgica) e logo em seguida participará dos JUBs. “Acredito que, mesmo um pouco cansado, vou ter gás para jogar esse torneio”, reforça. “Os JUBs, além de serem uma competição muito forte, também são uma oportunidade de estar em contato com outras culturas e colocar os anos de treino em prática”. 

*Com informações da Secretaria de Esporte e Lazer