04/10/2022 às 15:42

Distrito Federal atinge a marca de 200 mil animais vacinados contra a raiva

Quantidade de doses foi registrada em 53 dias; neste sábado (27), o drive-thru no Parque da Cidade vacinou 760 cães e gatos

Por Agência Brasília* I Edição: Débora Cronemberger

Brasília, 27 de agosto de 2022 – Pensou que era passeio, mas era vacina. Pelo menos depois da agulhada, o Juba rapidamente ganhou os momentos de lazer com a sua tutora, a estudante Giulia Alves. O shitzu de seis anos foi levado na manhã deste sábado (27) para o drive-thru de vacinação antirrábica montado pela Secretaria de Saúde (SES) no Estacionamento 13 do Parque da Cidade. Ele não pareceu muito feliz com a novidade, mas a humana adorou a facilidade para garantir a proteção contra a raiva. A gente já vem todo sábado para andar de patins e passear, então ajudou muito ter a vacinação no parque, contou.

A estudante Giulia Alves levou o Juba para se vacinar no drive-thru do Parque da Cidade | Fotos: Tony Winston/Agência Saúde

O Juba foi um dos 760 cães e gatos vacinados no drive-thru montado no Parque da Cidade. Só a empresária Renata Barbosa levou três: os cachorros Frederico, Biscoito e Clara. Moradora do Lago Sul, ela elogiou a iniciativa de realizar a vacinação em um local de fácil acesso. Aproveitamos para passear, disse. É a mesma opinião do casal Hanna Florinda e Felipe da Costa, que levou a filha Koda, de 4 anos, para se vacinar contra a raiva. Ano passado a gente não vacinou, mas hoje ficou mais fácil, relatou Felipe.

Quem tinha filhos humanos – ou mesmo adultos com curiosidade – pôde levar para casa exemplares de uma edição especial da Turma da Mônica sobre a raiva. O gibi é cheio de informações sobre a doença, vacinação de animais e orientações sobre o que fazer caso seja mordido ou arranhado. Mais ações educativas também estavam presentes no estande montado no Parque da Cidade, com exemplares de escorpiões comuns no Distrito Federal e dicas para combater o Aedes aegypti, o mosquito transmissor de dengue, zika e chikungunya.

O drive-thru teve o apoio do Detran, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Secretaria de Esporte e Lazer (SEL) e da Administração do Parque da Cidade. No total, 638 veículos passaram pelo local.

Gibis da Turma da Mônica sobre a raiva foram distribuídos no Parque da Cidade, com informações sobre a doença, vacinação de animais e outra dicas

Iniciada em 6 de julho, a campanha de vacinação antirrábica de 2022 já imunizou mais de 200 mil cães e gatos no Distrito Federal. Somente no sábado, foram 65 locais com equipes da SES, além do drive-thru.

De acordo com o diretor substituto da Vigilância Ambiental em Saúde, Laurício Monteiro Cruz, em 53 dias o DF se aproximou do recorde registrado em 2012, quando alcançou 222 mil animais vacinados. É sinal de que a população está alertada da importância de vacinar seus cães e gatos contra a raiva. Esses números são excelentes, mas não podemos achar que já está bom, afirmou.

A campanha de vacinação antirrábica vai prosseguir até o dia 6 de outubro. Diariamente, os pontos de vacinação são atualizados pela Secretaria de Saúde. Acesse aqui os locais.

*Com informações da Secretaria de Saúde