04/10/2022 às 17:10, atualizado em 10/10/2022 às 13:42

Eletrocalhas começam a ser instaladas no Túnel de Taguatinga

Canaletas de aço galvanizado, colocadas próximas à laje superior, vão receber todo circuito de iluminação da passagem subterrânea

Por Carolina Caraballo, da Agência Brasília | Edição: Rosualdo Rodrigues

Brasília, 17 de setembro de 2022 – Foi dado o primeiro passo para a instalação dos projetores que vão iluminar o Túnel de Taguatinga. Desde 12 de setembro, operários têm trabalhado na colocação das chamadas eletrocalhas no lado sul da passagem subterrânea, onde os carros vão trafegar no sentido Ceilândia-Brasília. Todo o circuito de iluminação da obra viária passará por essas canaletas de aço galvanizado.

Pelas canaletas de aço galvanizado passará todo o circuito de iluminação da obra viária | Foto: Paulo H. Carvalho/Agência Brasília

Quatro linhas de eletrocalhas vão percorrer as paredes do túnel em toda sua extensão, nos dois sentidos. Os 3.200 metros de canaletas são instalados a uma distância de 15 a 20 cm do teto. A altura permite que seja realizada qualquer manutenção na fiação e, ao mesmo tempo, mantém o circuito longe do alcance dos usuários.

“Essa é a primeira etapa para que o sistema de iluminação seja feito, é a infraestrutura necessária para receber a fiação e os projetores”, pontua o engenheiro civil André Borges. Logo abaixo das eletrocalhas, projetores de LED específicos para uso em passagens subterrâneas serão instalados. Eles têm um vidro diferenciado que suporta a exposição a gases, poluição e altas temperaturas.

“O espaçamento entre um e outro vai variar. Isso porque o nível de luminosidade é diferente ao longo da passagem”, explica o engenheiro eletricista Plínio Teixeira. “A claridade perto das áreas de emboque e desemboque é maior do que no meio do túnel”. A previsão é de que as eletrocalhas sejam colocadas em todo o túnel sul até o final de setembro.?

Eletrocalhas começam a ser instaladas no Túnel de Taguatinga