04/10/2022 às 16:16, atualizado em 07/10/2022 às 20:39

Em um ano, RenovaDF qualificou 7.146 pessoas

Alunos reformaram 800 equipamentos públicos em vários pontos do Distrito Federal. Nesta sexta-feira (2), foi a vez de inaugurar o campo sintético no Paranoá

Por Catarina Lima, da Agência Brasília | Edição: Carolina Lobo


Brasília, 2 de setembro de 2022 –
Em pouco mais de um ano de existência, o programa RenovaDF já é um dos mais conhecidos e requisitados pela população da cidade. A iniciativa consiste na formação de mão de obra nos ofícios de carpinteiro, jardineiro, eletricista, encanador, serralheiro e pedreiro por meio da conservação do patrimônio público. De julho de 2020 até agora, o programa qualificou 7.146 pessoas nos seus cinco ciclos realizados e reformou 800 equipamentos públicos em todo o Distrito Federal. A previsão para a sexta etapa, que está em andamento, é que sejam formadas 1.900 pessoas.

Nesta sexta-feira (2), o RenovaDF fez mais uma de suas entregas, a do campo de futebol sintético do Paranoá. A obra contou com o trabalho de alunos do 5º e do 6º ciclos. O pessoal do 5º ciclo retirou o piso velho e preparou o espaço para o piso novo. Os aprendizes do 6º ciclo colocaram o piso novo, os alambrados da quadra e fizeram as arquibancadas. Cada ciclo tem duração de seis meses.

O campo de futebol sintético do Paranoá foi reformado pelos alunos do RenovaDF | Fotos: Renato Araújo/Agência Brasília

Enquanto fazia os últimos acabamentos para a entrega da quadra à comunidade, o aluno do 6º ciclo Eduardo Bonfim, 38 anos, contou que trabalhava na área da saúde, mas resolveu buscar novas qualificações e, para isso, matriculou-se no programa. “Vim para o RenovaDF procurando me aperfeiçoar nas áreas de manutenção e para ter um certificado. Aprendi bastante aqui. Participei da colocação do piso e da serralheria. Acredito que com apoio já consigo montar um campo desses”, disse Eduardo.

Eduardo Bonfim diz: “Vim para o RenovaDF procurando me aperfeiçoar nas áreas de manutenção e para ter um certificado. Aprendi bastante aqui”

A subsecretária de Qualificação Profissional, Lucimar Pinheiro de Deus, frisou que o RenovaDF vem mudando a realidade de muitas pessoas e se tornou um dos grandes instrumentos do governo para a recuperação da economia na capital federal.

“Geralmente, as pessoas pagam para se capacitar, mas no programa RenovaDF o aluno recebe um benefício. O grande atrativo, sem dúvida, é o recebimento desse benefício no valor de um salário mínimo, além de uniformes, lanche e vale-transporte”, explicou a subsecretária. Lucimar disse, ainda, que a Subsecretaria de Atendimento ao Trabalhador e ao Empregador (Sate) tem desenvolvido tratativas junto às empresas da construção civil para inserção dos alunos.

Ainda de acordo com a gestora, existem equipamentos públicos que não eram reformados há 20 anos, principalmente no Plano Piloto, e agora foram, graças ao RenovaDF. “Temos registros de campos de areia que o mato tomou conta, totalmente inutilizados, e que os moradores sequer sabiam que se tratava de campo de futebol de areia”, contou Lucimar.

A subsecretária de Qualificação Profissional, Lucimar Pinheiro de Deus, frisa: “Geralmente, as pessoas pagam para se capacitar, mas no RenovaDF o aluno recebe benefício no valor de um salário mínimo, além de uniformes, lanche e vale-transporte”

O instrutor do RenovaDF Mateus Oliveira, 27 anos, destacou que a quadra de futebol entregue nesta sexta-feira contou com o trabalho de quatro turmas do 5º e do 6ºciclos do programa. “Os alunos tiveram bastante êxito no aprendizado”, avaliou o professor, que dá aulas a partir do 3º ciclo. Segundo o professor, alguns alunos do RenovaDF já conseguiram colocação no mercado de trabalho.

7º ciclo

De acordo com a subsecretária de Qualificação, o 7º ciclo do RenovaDF continuará em Ceilândia, com 800 alunos, além de chegar em Planaltina e no Gama com 500 alunos em cada uma das regiões.

Segundo Lucimar Pinheiro, também haverá alunos sendo qualificados em campos sintéticos e centros olímpicos nas cidades do Paranoá, São Sebastião, Ceilândia, Gama e Riacho Fundo. Para o próximo ciclo, 2.500 pessoas estão na lista de espera para participar.

Em um ano, RenovaDF qualificou 7.146 pessoas