04/10/2022 às 12:57

Empreendedorismo e inovação de graça para alunos de escola pública

Mais de 100 alunos do Cemi Taguatinga participam das ações do Innovatour Young, projeto apoiado pelo GDF que busca preparar jovens para profissões do futuro 

Por Agência Brasília* | Edição: Chico Neto

Brasília, 12 de agosto de 2022 – A tarde de quinta-feira (11) foi diferente para os alunos do do Centro de Ensino Médio Integrado 7 (Cemi-7) de Taguatinga. A escola recebeu a programação do Innovatour Young, projeto que busca levar informação sobre empreendedorismo, inovação e novas tecnologias a fim de inspirar e preparar crianças e jovens para as profissões do futuro.

Estudantes tiveram a oportunidade de assistir a palestras e compartilhar experiências | Foto: Thainá Salviato/FAP-DF

Os estudantes começaram a tarde assistindo a uma palestra do empresário Michel Torres sobre mindset (configuração da mente). Brasiliense nascido e criado em Planaltina, ele vive em Miami (EUA), onde atua como estrategista e mentor do ramo de investimentos e finanças. “Trinta anos atrás, não tínhamos as ferramentas que temos hoje e estão à disposição dos jovens para aprender e mudar de vida. Hoje temos educadores, conhecimento disponível, e ações como essa são muito importantes para abrir a mente dos jovens, que geralmente estão nas redes sociais gastando tempo quando poderiam estar usando essas ferramentas para ganhar dinheiro, ter uma vida melhor e aprender”, disse o empresário. Além de proferir a palestra, Michel sorteou dois alunos que serão mentorados por ele gratuitamente.

[Olho texto=”“Nós visitamos escolas, universidades e praças, transformando a sociedade por meio de inovação e tecnologia”” assinatura=”Hugo Giallanza, presidente do Brasil Startups” esquerda_direita_centro=”direita”]

Quem também compartilhou experiência e conhecimento sobre empreendedorismo inovador com os alunos foi o diretor de Marketing da Br.ino, Rafael Mascarenhas. A startup desenvolve metodologias ativas de ensino utilizando robótica e atua em parceria com escolas e na capacitação de educadores. “Gostamos muito de estar em contato com as escolas, onde podemos ajudar a preparar a galera para as novas possibilidades e desafios do mundo que está em constante mudança”, disse.

Os participantes puderam conhecer, ainda, o trabalho da startup Ideia Space, que atua com educação espacial. Outra atividade foi a apresentação da Brasil Startups Academy, plataforma EaD com mais de 40 cursos de empreendedorismo e inovação que será lançada pela Brasil Startups.

“Essa iniciativa nos permite colocar o pé na estrada e levar palestras, apresentações e mentorias para a periferia do DF e Ride [Região Integrada de Desenvolvimento do Distrito Federal e Entorno]”, afirmou o presidente da Brasil Startups, Hugo Giallanza. “É uma ação de inspiração itinerante em que apresentamos histórias de negócios e empreendedores locais com o objetivo de inspirar os jovens presentes. Nós visitamos escolas, universidades e praças, transformando a sociedade por meio de inovação e tecnologia.”

A escola 

O Cemi-7 de Taguatinga é uma instituição da rede pública de ensino que oferece acompanhamento integral aos alunos. O modelo de ensino, hoje, contempla a grade curricular do novo ensino médio e de ensino integral, além das atividades extracurriculares, como oficina de empreendedorismo, salas de robótica e games (em fase de estruturação) e a primeira sala completa para o ensino de música. 

“Foi muito boa a incursão da Brasil Startups, que também trouxe óculos de projeção tridimensional para os alunos experimentarem, o que fez com os estudantes até passassem do horário de aula atraídos pela experiência”, reforçou o professor Jefferson Damasceno, do Cemi-7. 

Aluna do segundo ano do ensino médio no Cemi-7, Amanda Gabriele de Alencar dos Santos gostou da experiência. “Acho esse tipo de atividade incrível, porque muitas vezes os jovens se encontram perdidos diante da cobrança por fazer uma faculdade, passar num concurso, mas nem sempre dão a ele a opção de ser empreendedor ou abrir um negócio”, disse. “Esse projeto mostra que o estudante é capaz de fazer o que gosta e até criar seu próprio negócio com paixão e amor, e não apenas porque outras pessoas disseram que precisa fazer. Tenho certeza que, depois dessas atividades de hoje, alunos que estavam pensando em desistir da ideia que ninguém apoia vão mudar de ideia”.

Outro estudante que se manifestou satisfeito em participar das atividades foi Matheus Melo, aluno do terceiro ano da escola. “Acho que esse projeto, trazendo mais informação sobre esse tema, vem para complementar a nossa oficina [de empreendedorismo]. O jovem empreendedor precisa de mais informação e motivação”, pontuou.

Outras escolas públicas do Distrito Federal e Ride-DF que tenham interesse em receber ações do Innovatour Young devem acessar o e-mail contato@brasilstartups.org.  

*Com informações da FAP-DF