04/10/2022 às 17:48, atualizado em 10/10/2022 às 15:22

Empresários fazem primeira travessia de carro pelo Túnel de Taguatinga

Trajeto no sentido Ceilândia-Plano Piloto foi percorrido por cerca de 30 pessoas acompanhadas pelos secretários de Obras e de Governo, Luciano Carvalho e José Humberto Pires, respectivamente

Por Adriana Izel, da Agência Brasília | Edição: Carolina Lobo

Brasília, 24 de setembro de 2022 – Pela primeira vez, o trajeto completo de uma das passagens subterrâneas do Túnel de Taguatinga pôde ser feito de carro. Durante uma visita na manhã deste sábado (24), cerca de 30 empresários da região administrativa atravessaram em seus veículos o túnel que vai conectar Ceilândia ao Plano Piloto, ao lado dos secretários de Obras e Infraestrutura, Luciano Carvalho de Oliveira, e de Governo, José Humberto Pires.

A travessia foi feita após a conclusão do pavimento rígido e a instalação das placas cimentícias e das barreiras new jersey, os guarda-rodas nas laterais da pista, com três faixas de rolamento.

“Agora só faltam coisas pontuais para a gente poder cravar 100% [de execução do túnel], o que deve acontecer na próxima semana. O Túnel Sul [como é conhecido o que liga Ceilândia ao Plano Piloto] está praticamente pronto. As instalações já estão avançando e a saída já vai começar a ficar visível para a população poder entender como vai ser o túnel”, explica o secretário de Obras.

A visita com veículos é mais um marco importante para a obra. “Esta é a primeira vez que todos nós que trabalhamos na obra, que moramos aqui ou que vivemos na comunidade conseguimos passar de carro pelo túnel. É um momento realmente histórico. Todas as vezes tinha alguma interrupção. Ou estava escavando ou fazendo laje de fundo ou acabamento. Mas hoje, felizmente, foi o dia que rasgamos o túnel de carro”, comenta o secretário de Governo.

Em reta final de construção, a obra terá três etapas de liberação nos próximos dias para facilitar o fluxo de veículos e pedestres na área central da região | Fotos: Paulo H. Carvalho/Agência Brasília

“O que significa que a obra está no final. Nós estamos nos preparativos para fazer a parte da lógica, cabeamento, iluminação e exaustão. Na sequência, a obra estará pronta para ser liberada deste lado”, informa José Humberto Pires. Já o outro trecho do túnel, que faz a conexão do Plano Piloto para Ceilândia, ainda vai passar pelas etapas de conclusão do pavimento e instalação das placas cimentícias e das barreiras para atingir o mesmo estágio em que está o pela qual houve a travessia.

Presidente da Associação Comercial e Industrial de Taguatinga (Acit), Justo Magalhães Moraes esteve entre os presentes na visita. Ele se mostrou empolgado em conhecer a estrutura do túnel, uma obra bastante aguardada pela comunidade taguatinguense.

Justo Magalhães, presidente da Acit, diz: “As pessoas serão beneficiadas com um trajeto mais rápido do trabalho, gastando menos gasolina, sem engarrafamento e com menor quantidade de acidentes”

“Nós sonhamos mais de 25 anos com essa obra. Chegamos ao ponto de não acreditar mais”, lembra. Ele diz que a construção vai melhorar a vida dos moradores de Taguatinga. “As pessoas serão beneficiadas com um trajeto mais rápido do trabalho, gastando menos gasolina, sem engarrafamento e com menor quantidade de acidentes”, comenta.

No aspecto empresarial, Justo Magalhães prevê desenvolvimento. “Taguatinga vai reviver os bons tempos, porque o fluxo de tráfego e a facilidade de acessar a cidade farão com que o comércio se revitalize”, afirma. “Estávamos em baixa. O comerciante, agora, vai ter o prazer de melhorar as lojas e atender melhor o cliente. É o momento de voltar a ter superávit”, avalia o presidente da Acit.

Liberações

Com a obra do Túnel de Taguatinga na reta final, nos próximos dias serão feitas algumas liberações para melhorar o fluxo de veículos e de pedestres na área. Estão previstas as entregas da pista marginal na parte superior, da passarela do metrô e da alça de acesso à Avenida Samdu.

“Na parte de cima, quem estiver na Avenida Comercial vai poder convergir à esquerda e subir em direção à EPTG e ao Pistão Sul. Vamos tirar os tapumes das lojas e liberar o trânsito. [Isso] Ajuda os lojistas, o que é uma preocupação nossa”, anuncia Luciano Carvalho de Oliveira.

“Além disso, a galeria de pedestres, uma travessia do metrô que liga à estação do outro lado [Estação Praça do Relógio], vai ser liberada. Isso também é muito importante para o fluxo de pessoas no centro da cidade”, completa o secretário de Obras.

A outra novidade é o acesso dos veículos que vem da Avenida Elmo Serejo, que poderão acessar de forma direta a Avenida Samdu. “Vai ter uma alça passando em frente à Feira dos Importados de Taguatinga e o acesso à Samdu”, acrescenta.

Empresários fazem primeira travessia de carro pelo Túnel de Taguatinga