04/10/2022 às 18:19, atualizado em 05/10/2022 às 14:11

Escola de Carnaval é encerrada com festa no Eixo Cultural e foco em 2023

Projeto movimentou a cena carnavalesca do DF ao longo do ano, levando capacitação a 14 escolas de samba e oito blocos

Por Agência Brasília* | Edição: Rosualdo Rodrigues


Brasília, 29 de setembro de 2022 –
As cores e os batuques do carnaval do Distrito Federal já estão preparados para levar a folia para a avenida em 2023. Isso porque as 14 escolas de samba e os oito blocos carnavalescos que passaram por meses de capacitação na Escola de Carnaval puderam celebrar sua formatura, na noite desta quarta-feira (28), em uma grande cerimônia de encerramento do projeto, promovido pela Secretaria de Cultura e Economia Criativa (Secec).

Entre as apresentações da noite de encerramento, o público pôde conhecer um pouco dos enredos que estarão presentes no carnaval de 2023 | Fotos: Hugo Lira/Ascom Secec

O Eixo Cultural Ibero-americano foi o palco escolhido para a festa, que incluiu um minidesfile dos grupos envolvidos, homenagens, apresentação das baterias e, claro, muita alegria e emoção. Entre os presentes, além dos alunos e representantes dos grupos que fazem o carnaval de Brasília, estiveram alguns dos professores que integraram o projeto, como a porta-bandeira Selminha Sorriso; o mestre de bateria Rodney Ferreira; Orlando Sérgio, professor de espuma e confecção; e o carnavalesco Milton Cunha, curador da Escola de Carnaval e apresentador da noite.

[Olho texto=”“Agora, a pandemia está dando adeus e nós estamos todos precisando de alegria. É por isso que estamos aqui hoje, porque nós vamos ocupar toda a cidade com alegria”” assinatura=”Bartolomeu Rodrigues, secretário de Cultura e Economia Criativa” esquerda_direita_centro=”direita”]

O secretário de Cultura e Economia Criativa, Bartolomeu Rodrigues, destacou que não foram medidos esforços para que o projeto acontecesse, de modo a permitir uma retomada das festividades carnavalescas, interrompidas há alguns anos. “Agora, a pandemia está dando adeus e nós estamos todos precisando de alegria. É por isso que estamos aqui hoje, porque nós vamos ocupar toda a cidade com alegria”, brincou.

Representando os grupos carnavalescos, Moacir Oliveira Filho celebrou “a dimensão, a densidade e a qualidade” da Escola de Carnaval. “Muitos de nós aqui temos uma longa trajetória com o carnaval de Brasília, alguns com mais de 50 anos. E devemos nos sentir privilegiados, porque pela primeira vez temos a oportunidade de ter na nossa casa a nata do carnaval brasileiro. E é isso que vai fazer renascer o carnaval da nossa cidade.”

Evento teve participação de professores que integraram o projeto, como o carnavalesco Milton Cunha (E), também curador da Escola de Carnaval e apresentador da noite

Retomada dos festejos

Executado pela Associação Luta pela Vida, após lançamento de edital de chamamento público, o projeto Escola de Carnaval foi criado pela Secec após uma série de atividades e escutas públicas que demonstraram a necessidade do setor carnavalesco do DF de se capacitar e atualizar para voltar à ativa, depois de oito anos sem desfiles. O projeto foi então iniciado em fevereiro de 2022, dividido em módulos, que englobaram toda a dinâmica produtiva do carnaval, envolvendo desde a gestão administrativa até a parte artística visual e musical.

[Olho texto=”“A Escola de Carnaval nos fez ver que não precisamos reinventar a roda, mas seguir o que já acontece nos grandes carnavais, como do Rio e São Paulo, e reunir esforços”” assinatura=”Adriano Gardini, representante das escolas de samba” esquerda_direita_centro=”direita”]

“A Escola de Carnaval nos fez ver que não precisamos reinventar a roda, mas seguir o que já acontece nos grandes carnavais, como do Rio e São Paulo, e reunir esforços. O carnaval de Brasília vem crescendo e temos a certeza de que todas as escolas farão um carnaval à altura da capital do país”, afirmou Adriano Gardini, também representando as escolas de samba.

Além de movimentar toda a cadeia produtiva do carnaval, o projeto celebrou Brasília como Capital Ibero-americana das Culturas em 2022, título concedido pela União das Cidades Capitais Ibero-americanas (UCCI). Assim, entre as apresentações da noite, o público pôde conhecer ainda um pouco dos enredos que estarão presentes no carnaval de 2023: celebrando Brasília, sua cultura e suas conexões com o mundo.

“Isto aqui só foi uma escola porque fizemos juntos”, explicou a subsecretária de Difusão e Diversidade Cultural da Secec, Sol Montes. “Este encerramento, na verdade, não é um encerramento, mas o início do carnaval de 2023. E olha quanto isso significa para esta cidade e para o povo desta cidade. Está germinando a semente do maior carnaval que o DF já viu.”

*Com informações da Secretaria de Cultura e Economia Criativa