04/10/2022 às 08:23

Escolas públicas podem se inscrever no Parque Educador até 16 de agosto

Programa contempla seis unidades de conservação e oferece 72 vagas

Por Agência Brasília* I Edição: Débora Cronemberger


Brasília, 24 de julho de 2022 –
As inscrições para o programa Parque Educador referentes ao segundo semestre de 2022 poderão ser feitas até o dia 16 de agosto. As vagas – são oferecidas 72, em seis unidades de conservação (UDs) – se destinam às escolas públicas do Distrito Federal. Os encontros serão de agosto a dezembro deste ano.

A escola pública interessada deve fazer sua inscrição no menu do projeto, no espaço dedicado à educação ambiental no site do Instituto Brasília Ambiental, que estará disponível na data de abertura das inscrições. As escolas serão selecionadas seguindo critérios como distância até a UC, limite de estudantes da turma selecionada (não podendo exceder 40) e projetos na área ambiental e/ou patrimonial já realizados.

A seleção das escolas será feita em 17 de agosto, com a divulgação do resultado no dia seguinte, e a realização da primeira reunião com as escolas está agendada para o dia 23 de agosto.

As atividades desenvolvidas no programa incluem oficinas, palestras e trilhas guiadas nas unidades de conservação | Foto: Divulgação/Brasília Ambiental

O Parque Educador, programa desenvolvido em parceria pelas secretarias de Meio Ambiente e de Educação, tem como foco principal o receptivo de estudantes da rede pública de ensino do DF para desenvolver atividades de educação integral, ambiental e patrimonial nas unidades de conservação, sob a gestão do Brasília Ambiental.

As ações envolvem trilhas guiadas nas UCs, oficinas, práticas integrativas de saúde, palestras e vivências na natureza. O projeto tem duas modalidades: uma de dez encontros semanais e outra de quatro encontros, com a mesma periodicidade.

Na primeira modalidade, as turmas regulares de 40 alunos visitarão as UCs uma vez por semana, nas três primeiras semanas do mês, durante todo o semestre, totalizando dez visitas. Essa configuração é mais indicada para as escolas e os alunos de educação integral.

Na modalidade de quatro encontros, os 40 alunos farão uma visita mensal à UC na última semana de cada mês. Essa opção é indicada para todas as escolas e alunos da rede pública de ensino. 

O Parque Educador abrange a Estação Ecológica Águas Emendadas (Esecae)/Parque Ecológico Sucupira e os parques ecológicos Águas Claras, Três Meninas (Samambaia), Saburo Onoyama (Taguatinga), Riacho Fundo e Monumento Natural Dom Bosco (Lago Sul).

*Com informações do Brasília Ambiental