04/10/2022 às 16:17, atualizado em 05/10/2022 às 23:09

Estrada de terra do Caub I, no Riacho Fundo II, recebe manutenção

Principal via de entrada para a zona rural da RA, pista tem sido nivelada e compactada; uso de uma espécie de cascalho proveniente de resíduos da construção civil ajuda a manter o local em boas condições

Por Carolina Caraballo, da Agência Brasília | Edição: Chico Neto


Brasília, 3 de setembro de 2022
– A zona rural do Riacho Fundo II tem se preparado para receber a temporada de chuva. A principal via de acesso ao Caub I vem passando por manutenção desde meados de agosto. O GDF Presente executa serviços de nivelamento e compactação em 4 km da estrada de terra, que conta com o trabalho de 11 operários.

Estão sendo pavimentados 4 km de estrada de terra; mais segurança para todos | Foto: GDF Presente

As correções na pista de terra são feitas usando resto de composto de construção (RCC). A mistura de entulho triturado com brita forma uma espécie de cascalho que é espalhada na via. “Depois, é só passar o rolo compactador; o processo acaba com o excesso de poeira e deixa a estrada mais lisinha”, explica o coordenador do Polo Sul do GDF Presente, Germano Guedes Leal.

O RCC usado nas vias não pavimentadas do Distrito Federal é doado pelo Serviço de Limpeza Urbana (SLU). Duas máquinas instaladas na Unidade de Recebimento de Entulho (URE) da Estrutural trituram todo o material recebido da construção civil. “Antes, a gente tinha mais dificuldade para tratar esses resíduos de forma que pudessem ser aproveitados na manutenção das pistas”, lembra Germano.

Para o administrador do Riacho Fundo II, Rafael Mazzaro, as melhorias na estrada de terra são essenciais para levar mais qualidade de vida aos moradores da região. “Essa é uma via de extrema importância para os agricultores familiares que precisam escoar a produção, e  também para moradores e estudantes do Centro Educacional Agrourbano Ipê, que transitam por lá diariamente”, aponta.

Outras ações no Riacho Fundo II vão garantir mais conforto e segurança aos moradores da zona rural. Segundo Mazzaro, o transbordo das matas ciliares, área que ladeia as estradas de terra, tem passado por limpeza diária. “Alguns moradores, de forma equívoca, jogam lixo ali em vez de usar o papa-entulho”, lamenta. “Também estamos limpando as bacias de contenção, muito úteis no período de chuva.”