04/10/2022 às 15:45

Estudantes do DF podem se inscrever em olimpíada de eficiência energética

Até 21 de outubro, inscrições estarão abertas a alunos e também professores do oitavo e do nono anos do ensino fundamental; objetivo é divulgar boas práticas no uso da energia elétrica e sustentabilidade entre os jovens

Por Agência Brasília* I Edição: Débora Cronemberger


[Olho texto=”Os participantes com melhor desempenho receberão certificados e serão premiados com notebooks, bolsas de estudo, medalhas e menções honrosas” assinatura=”” esquerda_direita_centro=”direita”]

Brasília, 28 de agosto de 2022 – As inscrições de professores e estudantes do oitavo e do nono anos do ensino fundamental de escolas públicas e privadas do Distrito Federal para a 2ª Olimpíada Nacional de Eficiência Energética (Onee 2022) estão abertas. O evento vai levar informações sobre o uso racional da energia elétrica, além de contribuir para a criação de uma geração de consumidores conscientes, quantificando esse conhecimento por meio de desafios e provas. Os interessados poderão confirmar sua participação na disputa até 21 de outubro, neste link.

A Onee 2022 é uma iniciativa da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), conta com a coordenação do Instituto da Associação Brasileira de Distribuidores de Energia Elétrica (IAbradee) e execução de concessionárias de energia que operam no Distrito Federal e em mais 22 estados.

A disputa inclui a formação de professores por meio da plataforma digital, a multiplicação de conhecimentos entre os estudantes e a realização de provas para orientar quanto ao uso consciente da energia elétrica | Foto: Álvaro Henrique/Secretaria de Educação

O curso direcionado aos estudantes que participarem da Onee 2022 será composto por três módulos, que contemplarão assuntos como introdução à energia e suas transformações, fontes e matrizes energéticas, produção/geração de energia e consumo consciente e ações de eficiência energética e combate ao desperdício.

Os participantes com melhor desempenho receberão certificados e serão premiados com notebooks, bolsas de estudo, medalhas e menções honrosas. Os vencedores de cada categoria participarão de uma solenidade de encerramento na sede da Aneel, em Brasília.

[Olho texto=”No projeto-piloto da olimpíada, executado em 2021, foram recebidas mais de 40 mil inscrições de estudantes de 120 municípios. Para a edição deste ano, a expectativa é de que este número se multiplique, com mais de 180 mil inscritos de ao menos 500 municípios” assinatura=”” esquerda_direita_centro=”esquerda”]

A disputa inclui a formação de professores por meio da plataforma digital, a multiplicação de conhecimentos entre os estudantes e a realização das provas que permitirão a aferição do aprendizado. Todas as etapas ocorrerão de forma monitorada e com a possibilidade de utilização de conteúdos online e off-line, incluindo a realização de provas em braille, denotando o caráter inclusivo da competição.

Os materiais dirigidos aos estudantes são baseados no moderno conceito de “gamificação”, com desafios que permitam ao aluno a aplicação de práticas cotidianas de consumo consciente de energia elétrica e sustentabilidade.

Para o presidente-executivo do Instituto Abradee da Energia, Marco Madureira, a iniciativa gera inúmeros benefícios a todos os envolvidos. “Além de potencializar a participação de estudantes na disseminação de conhecimentos fundamentais para todos, esperamos que a Onee 2022 também seja uma oportunidade de melhorar a interlocução entre distribuidoras de energia, entes públicos e sociedade”, comentou.

No projeto-piloto da Onee, executado em 2021, foram recebidas mais de 40 mil inscrições de estudantes de 120 municípios. Para a edição deste ano, a expectativa é  que esse número se multiplique, com mais de 180 mil inscritos de ao menos 500 municípios dos estados de Alagoas, Amapá, Bahia, Ceará, Espírito Santo, Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Pará, Paraíba, Paraná, Pernambuco, Piauí, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Rondônia, Santa Catarina, São Paulo, Tocantins, além do Distrito Federal.

*Com informações da Neoenergia