04/10/2022 às 17:48

Evento de multivacinação celebra 32 anos do SUS neste sábado (24)

Ação, que conta com apoio das secretarias de Saúde e de Justiça e Cidadania, ocorre em meio à campanha de poliomielite, em vigor até o dia 30 deste mês

Por Agência Brasília* | Edição: Chico Neto

Brasília, 24 de setembro de 2022 Em comemoração aos 32 anos do Sistema Único de Saúde (SUS), quem passou pelo Parque da Cidade neste sábado (24) pôde se vacinar contra covid-19, influenza, poliomielite e tríplice viral. Em estandes, foram oferecidos serviços de saúde em geral prevenção de doenças. Promovido pelo Ministério da Saúde, o evento contou com a colaboração da Secretaria de Saúde (SES), que participou com vacinas, aferição de pressão, teste de diabetes e práticas integrativas.

O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, e a secretária de Saúde, Lucilene Florêncio, participaram da ação | Foto: Divulgação

A estudante de fisioterapia Karolyne Rocha, 21 anos, aproveitou que estava no parque para completar o ciclo vacinal contra a covid. “Eu já queria tomar o reforço há um tempo, mas nunca conseguia; vi aqui a oportunidade e não podia desperdiçar”, contou.

O aniversário do SUS ocorre em meio à campanha nacional contra poliomielite. “O nosso grande desafio hoje é não permitir que a poliomielite volte”, disse o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga. O objetivo é vacinar 95% das crianças de 1 a 5 anos incompletos contra o vírus, que pode causar paralisia.

A secretária de Saúde, Lucilene Florêncio, destacou: “O Distrito Federal sai na frente. Hoje temos uma cobertura vacinal de 73% desse público e vamos traçar mais estratégias para atingir a meta da campanha”. 

Os gestores ainda participaram de ação na Estrutural, organizada pela Secretaria de Justiça e Cidadania (Sejus), que contou com a parceria da SES para oferecer os mesmos serviços de prevenção a doenças. A população contou com assistência do Na Hora, das carretas da Mulher e da Odontologia e com o atendimento do Centro de Referência de Assistência Social (Cras) e da Defensoria Pública.

Poliomielite

A poliomielite (ou pólio) é uma doença contagiosa. Até o dia 30 deste mês, a população do DF conta com campanha para vacinação contra a doença. A imunização é em gotas e para quem já recebeu as três doses da Vacina Inativada Poliomielite (VIP) do esquema básico.

Confira aqui o esquema de vacinação infantil. 

Veja também os locais de vacinação no DF.

*Com informações da Secretaria de Saúde